A acadêmica Rafaela Silveira Vargas do curso de Agronomia da UNIARP, junto com o professor Elizandro Fochesatto estão desenvolvendo o projeto PAEC: “A melhor cultivar de soja e milho para sua lavoura: geração e divulgação de resultados para produtores e técnicos”.
Para determinar qual a melhor cultivar de soja e híbrido de milho para indicar nas lavouras da região Meio-Oeste e serra catarinense, a acadêmica e o professor realizaram algumas atividades durante o ano.
Acompanharam os experimentos em andamento na área experimental localizada no horto municipal de Caçador. Durante a condução das atividades a campo, foram realizados avaliações e monitoramento das condições das cultivares de soja e híbridos de milho.
Participaram ainda do Dia de Campo para produtores e técnicos da região, com o intuito de fomentar as principais características de cada cultivar de soja e híbrido de milho implantada na área experimental da Uniarp Caçador na safra 2021/2022. O público alvo da mostra técnica foram acadêmicos da Uniarp e do Instituto Federal de Videira – SC, técnicos, agrônomos de cooperativas e produtores rurais da região.
De acordo com Rafaela, parte dos resultados do projeto estão no e-book lançado pela FieldCrops, uma equipe multidisciplinar e multiinstitucional que busca a intensificação sustentável de sistemas de produção com soja, arroz, milho, trigo, mandioca e plantas de cobertura. O lançamento do e-book foi realizado dia 30 de junho de 2022, em uma live.
Dia 06 de outubro foi feita a divulgaçãop dos resultados para produtores da região de Caçador. “Neste momento foi discutido e apresentado alguns resultados e objetivos do projeto. Durante o período de execução do PAEC, principalmente após a coleta de informações e divulgação dos resultados em forma de e-book, constantemente os resultados foram repassados para a comunidade, como forma de divulgar e orientar as pessoas interessadas”, explica.
“A externalização dos resultados e as orientações repassadas também foram ponto positivo, pois, serviu de base para a tomada de decisão de muitos produtores e técnicos quanto a escolha da cultivar, nível tecnológico a ser adotado e também dependendo do investimento e tecnologia que o produtor adota, direcionar a escolha da cultivar”, completa Rafaela.
E-book pode ser acessado neste link: https://www.ufsm.br/app/uploads/2022/06/A-Melhor-Cultivar-de-Soja-para-a-sua-lavoura-2-ed-1.pdf