A acadêmica Ana Paula dos Santos, do curso de Fisioterapia da UNIARP está desenvolvendo um projeto, aplicando a fisioterapia para ajudar na funcionalidade de idosos pós isolamento social. O projeto é do PAEC e é orientado pela professora Siham A. K. Amer. Estão participando das atividades, idosos do Residencial Geriático Vô Nenê de Caçador. O trabalho acontece desde o início do ano.
A acadêmica explica que isolamento social é um dos recursos vitais tanto para reduzir o ritmo de propagação do novo vírus como para resguardar a população idosa. Entretanto, o isolamento social associado ao envelhecimento acelera o processo de diminuição da capacidade física dos idosos. “Isso pode levar ao quadro de incapacidade funcional limitando a autonomia do idoso na execução das atividades diárias, reduzindo a qualidade de vida e aumentando a necessidade de dependência. Nesse sentido, a fisioterapia e os recursos fisioterapêuticos, podem ajudar na ativação dos circuitos cerebrais, melhorando o desempenho do idoso como um todo, melhorando o controle dos movimentos globais e melhorando a qualidade de vida”, explica.
Os exercícios aplicados pela acadêmica, visam estimular a coordenação motora e equilíbrio dos idosos; promove fortalecimento muscular, redução de dores, entre outros benefícios.