A aluna bolsista de iniciação científica do FAP da UNIARP, Vanessa da Silva Barros, do curso de Medicina, orientada pelo professor Eduardo Barbosa Lopes, desenvolveu uma pesquisa sobre a incidência de AVC isquêmico. O projeto teve como objetivo determinar a incidência ajustada por idade e sexo nas unidades básicas de saúde de Caçador e suas respectivas taxas de recorrências como marcadores de qualidade de prevenção primária e secundária.
Os pesquisadores escolheram este tema para tentar evitar a doença na comunidade, devido ao número de ocorrências da patologia na região. “Os dados aos quais teremos acesso, após a avaliação, também permitirão que o gestor municipal direcione recursos nas áreas de maior morbi-mortalidade e racionalizar despesas”, explicou o professor Eduardo.
Segundo o professor, estudar sobre o AVC é importante porque essa patologia tem consequências graves, que incapacitam pessoas de todas as idades. Para entender melhor a pesquisa, a aluna Vanessa participa ativamente de todas as partes do projeto, com pesquisas nos bancos de dados, arquivos da secretaria de saúde, e na montagem de tabelas.
Os resultados do estudo, demonstraram a necessidade de se realizarem mais pesquisas voltadas ao assunto, e incentivar a qualidade dos registros, pela escassez dos dados encontrados, bem como trabalhar efetivamente nos fatores de risco modificáveis, através da educação em saúde, prevenindo os eventos de AVC Isquêmico.
O que é o FAP?
A UNIARP tem na pesquisa um dos fundamentos sobre os quais está edificada. A pesquisa é entendida na instituição como fator determinante para a manutenção e melhoria da qualidade do ensino e da extensão. O Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da UNIARP, destina-se fomentar atividades que promovam o desenvolvimento de pesquisas científicas no âmbito da Universidade. Para tal, o FAP incentiva: Docentes a desenvolver projetos de pesquisa; A introdução de estudantes de graduação em atividades de Iniciação Científica (IC); Divulgação da produção científica oriunda de docentes e discentes da UNIARP; e a integração de pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos (graduação e pós-graduação) da UNIARP. No momento possuímos 74 projetos de iniciação científica sendo executados. A coordenação geral do FAP é mantida pela professora Me. Juciele Marta Baldissarelli.