Dias 26 e 27 de novembro foram realizados eventos organizados com a colaboração da Rede de Egressos do Mestrado Profissional em Educação Básica (REMPE/UNIARP). Os eventos foram: III Seminário Internacional de Ensino e Pesquisa com Intervenção e o Seminário REMPE/UNIARP: “Criatividade e resiliência: a educação se reinventando em tempos de crise”.
Os eventos contaram com os palestrantes: Daniele Saheb Pedroso da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Antonio Pantoja Vallejo da Universidade de Jaén – UJA (Espanha).
A programação seguiu com a realização da mesa redonda: “Os desafios da Educação Básica frente à pandemia”, com a participação do gestor da EMEB Hilda Granemann de Souza, professor Jalmei Hermann; da professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da EMEB Henrique Júlio Berger, Luana Rodakievis; da professora de Educação Infantil no CMEI Marinei Lopes, Luciane Carneiro. As três instituições fazem parte da Rede Municipal de Ensino de Caçador.
Nos eventos também foi lançado o e-book “Criatividade e resiliência: a educação se reinventando em tempos de crise”, organizado pela REMPE em parceria com o PPGEB/UNIARP e com a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).
A obra conta com autores de diversos municípios de Santa Catarina e do Paraná que nos capítulos relataram suas experiências em tempos de pandemia. “Foi uma noite extremamente significativa para os educadores em seus mais diversos níveis de atuação. As atividades estimularam reflexões sobre os desafios atuais da educação e sobre a relevância de mudanças paradigmáticas metodologias de ensino que colaborem para uma metamorfose na prática pedagógica”, explica a professora Marlene Zwierewicz.
O segundo dia do evento foi dedicado a quatro círculos de diálogos. Os círculos, destacados na sequência, foram coordenados por egressas do PPGEB e contaram com a participação de mestrandos da turma atual do referido mestrado, bem como gestores e docentes de instituições da Educação Básica e do Ensino Superior de diferentes municípios de Santa Catarina e do Paraná:
– Eixo 1: As tecnologias na educação em tempos de pandemia e formação docente para religar o ensino à natureza
Mediação: Rafaela Dal’ Bó – REMPE/UNIARP
– Eixo 2: Metodologias inovadoras e formação docente na Educação Básica (Equipe 1)
Mediação: Elisamara Gaspar da Silva – REMPE/UNIARP
-Eixo 3: Metodologias inovadoras e formação docente na Educação Básica (Equipe2)
Mediação: Aline Lima da Rocha Almeida – REMPE/UNIARP
-Eixo 4: Mudança de paradigmas para uma educação complexa e humanizadora
Mediação: Beatriz Alves de Oliveira – REMPE/UNIARP
Entre as apresentações realizadas nos círculos de diálogos, constaram as sistematizadas no e-book organizado pela REMPE/UNIARP.
De acordo com a professora Marlene, foi um momento de partilha e diálogo que fomentou ainda mais o anseio por uma educação pública de qualidade, transdisciplinar e ecoformadora. “Os participantes tiveram a oportunidade de relatar suas experiências durante a pandemia, ampliando as possibilidades de interação entre a Educação Básica e o Ensino Superior, além de evidenciar a importância dos profissionais da educação se reinventarem constantemente, pois a pandemia não é e não será a única crise a ser superada”, completa.