Dia 27 de maio, o projeto de extensão Ecobarreira da UNIARP e a Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizaram a limpeza da Ecobarreira instalada no Rio do Peixe e a retirada para a manutenção. O projeto da Ecobarreira é do PROESDE.
Nos próximos meses será instalada uma placa de informações junto a Ecobarreira, com os resíduos quantificados mensalmente, bem como as informações da qualidade da água do Rio do Peixe.
Os projetos estão sob coordenação do professor Roger Francisco Ferreira de Campos, buscando apresentar para a população de Caçador o atual cenário da disposição irregular de resíduos sólidos e a interação do município com a qualidade da água do Rio do Peixe.
O professor Roger explica que a maioria do material retido é matéria orgânica (folhas, galhos e madeira, aguapés, trocos), contudo, pode ser observado uma quantidade significativa de resíduos sólidos, como plásticos, isopor, latinhas, tecidos e borrachas. “Porém, devido a sua densidade, o resíduo mais avistado é o isopor, enfatizando que no município de Caçador, ocorre um descarte irregular de resíduos, ocasionando a necessidade de práticas de educação ambiental”, enfatiza.
Também fica o alerta para a comunidade sobre a importância da destinação correta de resíduos, visto que todo resíduo descartado nas ruas de Caçador de forma irregular direta ou indiretamente possui como destinação final o Rio do Peixe.