Acadêmicas da 4ª fase do curso de Pedagogia da UNIARP Fraiburgo realizaram dia 12 de outubro, ações do Projeto Integrador: “Resgate das Brincadeiras Antigas e Brinquedos Sustentáveis numa perspectiva eco formadora”. O objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças, conectando o presente com as tradições lúdicas do passado e incorporando práticas sustentáveis ao cotidiano. As acadêmicas também realizaram pintura facial em mais de 100 crianças.
A ação extensionista visa resgatar brincadeiras tradicionais que, além de fomentar a interação social e a criatividade, valorizam aspectos culturais e históricos da infância. Brincadeiras como amarelinha, esconde-esconde, pular corda, bonecas de pano e roda são revisitadas, oferecendo às crianças uma experiência lúdica rica em movimento, colaboração e diversão.
Além do resgate dessas brincadeiras, o projeto também destaca a construção de brinquedos sustentáveis, utilizando materiais recicláveis e de fácil acesso, como garrafas PET, papelão, madeira reaproveitada e tecidos. Essa abordagem não só estimula a consciência ambiental nas crianças, mas também desperta a imaginação e o senso de responsabilidade para com o meio ambiente, de forma prática e tangível.
A professora Cirlei de Souza Moreira Dias, coordenadora do projeto, explica que a confecção de brinquedos em oficinas colaborativas promove o trabalho em equipe e o reaproveitamento de recursos, ensinando às crianças o valor do cuidado com o planeta desde pequenos.
A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Deize Maria Baretta, comenta que a realização do Projeto Integrador, ao unir o passado e o presente, fortaleceu o vínculo entre gerações e mostrou às crianças um cenário lúdico e sustentável numa visão de educação ambiental ativa. “Diante das transformações globais o tema abordado na Ação precisa ser levado às escolas para preparar os estudantes como agentes transformadores, capazes de resgatar tradições valiosas e, ao mesmo tempo, adotar uma postura sustentável e consciente em suas práticas cotidianas diminuído os impactos ambientais no Planeta”, destaca.