Acadêmicos de diversos cursos da UNIARP, bolsistas do PROESDE, realizaram a limpeza de um trecho da margem do Rio do Peixe dia 04 de junho, em uma ação alusiva ao Dia do Meio Ambiente. Além da limpeza, eles também fizeram o plantio de mudas de árvores frutíferas. Foram pouco mais de dez minutos de limpeza, mas a quantidade de lixo retirado surpreendeu.
A atividade foi coordenada pelo professor Roger Francisco Ferreira de Campos. Ele explica que a ação é um complemento do projeto ambiental da eco barreira, que foi instalada no Rio do Peixe em 2019, também por acadêmicos da Uniarp, através do Proesde. com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Caçador.
A Eco Barreira visa conter resíduos sólidos que são lançados no rio e também aqueles trazidos pela chuva. O objetivo é impactar a sociedade, alertando em relação ao descarte de lixo em locais inadequados. “Na eco barreira, as pessoas podem ver o lixo retido, a quantidade de materiais descartados de maneira errada. E nesta ação de limpeza das margens do Rio, o lixo fica mais escondido, difícil de visualizar, mas está presente. É preciso conscientizar a população para fazer o descarte correto do lixo, se for para a reciclagem ou para o aterro sanitário. Mas não deve ser jogado no rio ou nas suas margens”, comenta.
A atividade teve o suporte da equipe da Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias da UNIARP.