Dia 15 de maio, acadêmicos do curso de Psicologia da UNIARP conheceram a estrutura, protocolos e ações desenvolvidas pela Rede Catarina, programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). É direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, estando pautado na filosofia de polícia de proximidade e buscando conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção à mulher.
A roda de conversa aconteceu na disciplina de Psicologia da Adolescência e Idade Adulta, ministrada pela professora Mariana Faoro.
As informações sobre a Rede Catarina foram compartilhadas pelo PM aspirante Zimermann. A UNIARP e o curso de Psicologia agradecem a presença e apoio no compartilhamento de conhecimentos e experiências. É de fundamental importância, os futuros profissionais da Psicologia conhecerem a rede e demais órgãos, para levar informação a quem precisa, e prestar o melhor atendimento.
See More
A Rede Catarina se sustenta em ações de proteção, no policiamento direcionado da Patrulha Maria da Penha e na disseminação de solução tecnológica.
É, de fato, a necessária atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, dando-lhes voz e dignidade a partir do conceito de que é possível fazer mais e melhor, de forma mais simples e efetiva. A Rede Catarina de Proteção à Mulher é mais que uma patrulha; é mais que uma ronda de fiscalização de medidas protetivas. A rede é:
– É proteção da mulher
– É igualdade de gênero
– É fortalecimento de vínculos (cidadã – Polícia Militar)
– É atendimento qualificado (emergencial e assistencial) mais célere e efetivo
– É protagonismo policial militar
– É respeito à dignidade da mulher
– É a efetividade das medidas protetivas
– É controle das informações
– É inovação (solução tecnológica)