A UNIARP realiza de 17 a 20 de maio, o III Simpósio Nacional Interdisciplinar dos cursos da área da saúde com o tema: “Doenças Mentais”, e ainda a 84ª Semana da Enfermagem que vai discutir o tema: “Saúde Mental”. Os eventos, que contam com o apoio da FAPESC, acontecem no Teatro da UNIARP e a entrada é a doação de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para a Casa Lar São José e para a Associação Maria Rosa.
Na primeira noite, dia 17 de maio, dedicada a Enfermagem, mais de 500 pessoas marcaram presença.
O professor Dr. Lincon Bordignon Somensi, um dos coordenadores do evento, fez uso da palavra, destacando a 84ª Semana da Enfermagem que integra a programação do Simpósio e parabenizando os profissionais e estudantes.
A primeira noite teve duas apresentações culturais, com os músicos, Kelvin Durek e Mauro França e os bailarinos, Anna Luiza, Daniela, Diana, Ederson, Karin, Kautterine, May-lys e Sofia. A coreógrafa é a Minéia Mafioleti. Todos da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Caçador.
O evento conta com o apoio de empresas, com brindes sorteados aos participantes. Os apoiadores são: Academia Top Gym, Rennova, Coma Bem, Meu Bem, Armazém dos Grãos, Cores & Sabores, Especiallité e Karina Bogo.
O evento teve ainda apresentação do trabalho realizado pela Associação dos Amigos dos Autistas de Videira (AMA), realizado pelas integrantes Andrea Berto e Carliza Fiabane.
A palestra da noite foi ministrada pela Dra. Laura Cavalcanti de Farias Brehmer. Ela falou sobre “Saúde mental e trabalho em Enfermagem: Cenários e possibilidades”.
Nesta quinta-feira (18), o evento prossegue com a palestra: “Ações da Fapesc no fomento à pesquisa no estado de SC”, com o Dr. Fábio Wagner Pinto e também a palestra “Saúde mental: um panorama no Brasil” com o médico Décio Gilberto Natrielli Filho.
Na sexta-feira, dia 19, o Simpósio terá a palestra: “Cannabis no tratamento de doenças neuropsiquiátricas: uma velha alternativa para uma nova esperança”, com o Dr. Rafael Bitencourt.
MESA REDONDA: DESAFIOS DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Moderadora: Dra. Claudriana Locatelli
Participantes:
Médica Dra. Lais Daniela Fideles, pós-graduada em psiquiatria infantil e pediatria.
Psicóloga Dra. Adriana Ribas, Psicóloga, com especialização em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise.
Fisioterapeuta Dra. Micheli Martinelo, com experiência em UTI neonatal, consultório e Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA).
Dr. Iderson Agostini, representando os pais com filhos que possuem Transtorno do Espectro Autista.
O evento encerra no sábado, dia 20 de maio com exposições de trabalhos na arena da UNIARP e palestra com o tema: “Biodiversidade como fonte de novos medicamentos”, com Dr. Valdir Cechinel Filho.