O Sebrae promoveu o 2º Encontro dos Ecossistemas de Inovação Local, que aconteceu na UNIARP em Caçador dia 27 de julho, em parceria com a Inova Contestado, Inovale, ITL e Centro de Inovação de Videira, reunindo os quatro ecossistemas de inovação da região: Joaçaba, Luzerna, Videira e Caçador. O objetivo foi promover a troca de experiências, boas práticas e maior interação entre os participantes.
Durante o evento, autoridades, empresários e gestores discutiram estratégias e ideias, destacando os programas de incentivo oferecidos pelo Sebrae. Além disso, os participantes puderam dar sequência ao planejamento estratégico iniciado no primeiro encontro, e assistiram a uma palestra sobre a Estação 43, ministrada por Roberto Moreira, Diretor de Ciência e Tecnologia no Instituto de Desenvolvimento de Londrina – CODEL.
A abertura do evento contou com as boas-vindas do professor Dr. Anderson Antônio Matos Martins, vice-reitor da UNIARP e do prefeito de Caçador, Alencar Mendes.
Aloisio Salomon, Gerente do Sebrae da Regional Meio-Oeste, expressou sua felicidade com a resposta positiva do ecossistema, destacando o progresso significativo. Ele acredita que esses esforços renderão frutos no futuro e ressalta que, juntos, alcançarão resultados ainda mais importantes do que se estivessem sozinhos.
Geiza Natácia Sarturi, Agente Local de Inovação do Sebrae da Regional Meio-Oeste, na modalidade Ecossistema, apresentou vários dados importantes que destacam Santa Catarina como um estado altamente produtivo, enfatizando a importância de serem resilientes para continuar superando grandes desafios.
Santa Catarina tem se destacado como o 2º estado brasileiro mais competitivo em inovação desde 2017, segundo o Ranking de Competitividade Nacional do Centro de Liderança Pública. A região abriga uma impressionante estrutura, com 17.000 empresas de tecnologia, 15 polos de inovação, 1.200 startups e cerca de 67.000 empregos gerados na área de tecnologia.
O 3º encontro acontecerá no dia 04 de outubro em Luzerna.