No início de cada semestre letivo a UNIARP através do Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico – NDA oferece a semana de formação, onde são realizadas oficinas sobre novas tecnologias e metodologias do ensino superior que contribuem para a capacitação pedagógica dos docentes contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino. A Semana de Formação Docente acontece de 18 a 22 de julho de 2022.
A abertura, dia 18 de julho, teve o pronunciamento do reitor, Dr. Neoberto Balestrin. Ele agradeceu todos os professores pela dedicação e empenho no semestre que encerrou e deixou uma mensagem de motivação para o semestre que inicia. “A UNIARP atua para garantir a melhor qualidade de ensino, para transformar as vidas das pessoas e todos os professores são merecedores da nossa gratidão, pelo trabalho sério e comprometido. Estamos neste evento de formação para melhorar ainda mais”, destacou.
Também deixou sua mensagem, o consultor Dr. Edson Andrade dos Reis. Ele lembrou dos desafios que todos vivenciaram no ensino remoto, e das mudanças significativas baseadas na crescente busca pelo processo de inovação, em função da Covid-19. “Hoje estamos mais digitais. Foram dois anos de desafios, mas aprendemos a usar a tecnologia a favor da educação, para melhorar os processos”, comentou.
Na sequência, a professora Talita Regina Granemann Nunes, integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA), apresentou os dados de 2022/1.
O evento teve ainda palestra com a professora Fabiane Shonell Roman, da UnoChapecó. Ela falou sobre: “Contextualização histórica da extensão: marco legal da curricularização da extensão, processo de curricularização da extensão- concepção, organização e aplicação- relato de experiência”.
A segunda palestra da noite foi ministrada pelo professor Dr. Elcio Cecchetti, sobre: “A Abex como uma concepção pedagógica estratégica para aproximar a extensão do ensino e da pesquisa”.
A Semana de Formação terá sequência nesta terça-feira (19) com a palestra: “Avaliar gera mudança”, que será ministrada pela professora Ms. Talize Foppa.
Na quarta, quinta e sexta (20, 21 e 22 de julho), o evento terá atividades sob a responsabilidade dos coordenadores de cursos.