Com mais de 40 trabalhos apresentados e palestras com profissionais de renome nacionais e internacionais, o II Seminário Internacional Interdisciplinar da UNIARP, mostrou o impacto que atitudes sustentáveis podem ter na Sociedade.
O professor Dr. Levi Hülse, coordenador do Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) da UNIARP, avalia que a participação dos estudantes dos mestrados e acadêmicos de diversos cursos de graduação foram importantes para disseminar o conceito de Sustentabilidade em nossa região.
O II Seminário Internacional Interdisciplinar sobre Desenvolvimento e Sociedade foi idealizado pelos professores do Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP. Teve como tema: “O Imperativo da Sustentabilidade”.
É uma realização da UNIARP juntamente com a FAPESC e contou com parceria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC/PR, Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da UNIVALI e Programa de Pós-graduação em Direito das Migrações Transnacionais.
O evento foi realizado nos dias 08, 09 e 10 de junho com palestras presenciais e online. Todo o evento teve transmissão online pelo canal do YouTube da UNIARP.
Dia 08 de junho o evento teve palestra com Dr. Clovis De Marchi, da UNIVALI que falou sobre sociedade sustentável: a educação como instrumento de equilíbrio. Na mesma noite, aconteceu a palestra com a Dra. Flávia Noversa Loureiro, na UMINHO de Braga, Portugal. Ela falou sobre a sustentabilidade no século XXI: ambiente, empresas e compliance.
Dia 09 de junho, o evento teve palestra da Dra. Carla Pfiffer, da UNIVALI, sobre sustentabilidade tecnológica.
Dia 10 de junho, houve palestra com o Dr. Jelson Roberto de Oliveira, da PUC-PR sobre responsabilidade e desenvolvimento: difícil conciliação. Na mesma noite, teve palestra com a Dra. Wanda Deifelt, da Luther College, de Decorah, Iowa- Estados Unidos, sobre teorias de coloniais e ecofeminismo.
Dia 10 de junho foram realizadas seis mesas redondas, com 42 apresentações de trabalhos, de discentes e pesquisadores de diversos estados do Brasil.