Dia 28 de agosto, acadêmicos do 5 º período do curso de Medicina da UNIARP apresentaram o Seminário Temático Cognitivo (STC) com a temática: “Saúde da Pessoa Idosa, como instrumento de avaliação PA1”.
O seminário temático cognitivo (STC) é uma ferramenta muito eficiente, contemplada nas metodologias ativas de ensino, pois promove o engajamento ativo dos estudantes no processo de aprendizagem, fazendo todos os grupos conhecer toda a temática para apresentar parte do contexto solicitado.
Todos os acadêmicos participaram assiduamente, demonstrando empenho e domínio do tema com explicações claras e objetivas.
As aulas de IESC Reflexão do 5º período são coordenadas pelas professoras Dayane Carla Borille e Solange De Bortoli Beal, e IESC Campo, pela Professora Gabriela Rocha.
O STC dividiu a temática em quatro grupos:
Grupo 1 explorou: Conhecimento, Compreensão e Contextualização da temática em questão.
Grupo 2 apresentou a aplicação prática, como funcionam as políticas de atenção à saúde da Pessoa Idosa. O grupo encenou duas consultas médicas, sendo uma com acolhimento e humanização, utilizando os instrumentos da avaliação funcional e avaliação multidimensional da pessoa idosa. Outra cena foi de uma consulta sem essas condições de atendimento e cuidado integrado conforme preconizado pelo sistema Único de Saúde.
Grupo 3 abordou a construção da crítica, ou seja, o que pode ser melhor, o que está bom e deve continuar.
Grupo 4 ficou responsável pela Síntese e Avaliação, fechando a temática e explanação com um Mapa mental, trazendo apresentação, contextualização e explicação do tema à luz da orientação teórica e conceitual. Definição sobre a saúde da Pessoa Idosa. Visão estereotipada da velhice. Avaliação global da Pessoa Idosa – Instrumento de Avaliação funcional e Avaliação Multidimensional Rápida da Pessoa Idosa. Estratificação dos perfis de funcionalidade para fins do cuidado.