A sétima fase de Fisioterapia da UNIARP, na disciplina de Terapias Alternativas, realizou uma aula prática assistida sobre ventosaterapia, gua-sha e pedras quentes, visando aplicar o conhecimento teórico adquirido previamente. A atividade foi ministrada pela professora Daniela dos Santos.
Terapias alternativas é o termo utilizado quando nos referimos a práticas terapêuticas complementares aos tratamentos de saúde tradicionais. Cada vez mais procuradas nos últimos anos, e em especial durante a pandemia como complemento em diversos tratamentos, as terapias alternativas são uma realidade em clínicas especializadas, hospitais, e também no SUS (Sistema Único de Saúde), onde foram institucionalizadas em 2006.
Atualmente conhecidas como integrativas e complementares, muitas terapias estão estabelecidas em Lei, e algumas são citadas como PICs (Práticas Integrativas e Complementares) no Ministério de Saúde, com técnicas e métodos que tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar. Esses métodos terapêuticos buscam alinhar melhor e equilibrar todas as áreas do organismo, a fim de criar um ambiente interno propício para a cura de doenças e evitar o adoecimento do corpo.
Utilizando técnicas naturais e holísticas e, em parceria com a medicina convencional, as terapias visam a harmonização integrada entre corpo, mente e emoções. Alguns exemplos são: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Aromaterapia e a Cromoterapia.
Gua sha é um tratamento na medicina tradicional chinesa. Seus praticantes usam uma ferramenta para raspar a pele, acreditando que isto traz benefícios terapêuticos. A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Já a massagem pedras quentes é uma massagem feita com pedras de basalto quentes em todo o corpo, inclusive rosto e cabeça, que ajuda a relaxar e a aliviar o estresse acumulado durante as tarefas diárias.