A professora Dra. Ivanete Schneider Hahn, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) da UNIARP, apresentou junto com o professor Me. Leonardo Passarin da UNIARP e do professor Dr. Moacir de Miranda Oliveira Jr. da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA), da Universidade de São Paulo (USP), o estudo: “Strategic Resources and Open Innovation in Small and Medium-sized Firms in Regional Clusters: The Case of the Wine Sector in the Midwest of Santa Catarina, Brazil“, no AIB-LAC’s 14th Annual Conference, em Kingston, Jamaica.
O estudo proporciona uma análise detalhada das práticas de inovação aberta e dos recursos estratégicos nas PMEs do setor vitivinícola do meio-oeste catarinense, destacando a importância dos agrupamentos regionais e ecossistemas de inovação para o desenvolvimento competitivo.
A pesquisa revelou uma tendência das empresas para a inovação fechada e uma baixa inclinação para a inovação aberta, sugerindo impactos significativos na inovação e na competitividade internacional destas empresas.
O estudo, financiado pela FAPESC, não apenas mapeia os recursos estratégicos e as práticas de inovação aberta em PMEs de agrupamentos regionais, mas também fornece direções valiosas para futuras pesquisas e políticas públicas que visam estimular a inovação no setor.
Além da contribuição acadêmica, a professora Ivanete foi reconhecida como uma das melhores avaliadoras de artigos científicos do evento, uma distinção que enfatiza sua dedicação a produção de ciência com qualidade, que ao mesmo tempo, seja capaz de atender as demandas da comunidade.