Simpósio dos cursos da área da saúde da UNIARP irá discutir o tema: Doenças Mentais » Uniarp

21.03.23

Simpósio dos cursos da área da saúde da UNIARP irá discutir o tema: Doenças Mentais

III Simpósio Nacional Interdisciplinar dos cursos da área da saúde, e ainda a 84ª Semana da Enfermagem acontecem de 17 a 20 de maio; a entrada é a doação de alimentos

A UNIARP realiza de 17 a 20 de maio, o III Simpósio Nacional Interdisciplinar dos cursos da área da saúde com o tema: “Doenças Mentais”, e ainda a 84ª Semana da Enfermagem que vai discutir o tema: “Saúde Mental”. Os eventos, que contam com o apoio da FAPESC, serão realizados no Teatro da UNIARP e a entrada é a doação de um quilo de alimento não perecível.

Os professores Dr. Lincon Bordignon Somensi e Dra. Claudriana Locatelli, da comissão organizadora, destacam que os temas foram escolhidos em função da urgência da atualidade, onde casos de transtornos mentais estão cada vez mais presentes. “Pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis. É importante discutir e buscar soluções. Estaremos com grandes palestrantes, apresentando temas de grande interesse para profissionais, estudantes e toda a comunidade”, comenta o professor Dr. Lincon. “Procuramos fazer um evento acessível e também solidário, convidando a população a doar alimentos na troca do ingresso. Será um grande evento para todos”, completa a professora Dra. Claudriana.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.

Programação:

Dia 17 de maio, às 19h

Palestra: “Saúde mental e trabalho em Enfermagem: Cenários e possibilidades”, com a Dra. Laura Cavalcanti de Farias Brehmer. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (2009-1013). Mestre em Saúde Pública pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina 2005- 2007). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001-2004). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório de Pesquisa sobre trabalho, ética, saúde e enfermagem – PRÁXIS. Editora Associada Revista Texto e Contexto Enfermagem. Áreas de atuação: Enfermagem em Saúde Pública, Saúde Coletiva, Atenção Primária à Saúde, Educação e Trabalho em Enfermagem/Saúde, Ética e Bioética.

Dia 18 de maio as 19h – Segundo dia (abertura oficial)

Palestra: “Saúde mental: um panorama no Brasil”, com Dr. Décio Gilberto Natrielli Filho. Médico psiquiatra especialista pela Santa Casa de São Paulo e Associação Brasileira de Psiquiatria. Professor de Psiquiatria da Universidade de Santo Amaro, onde coordena os ambulatórios de Transtorno Bipolar e Transtornos da Personalidade.

Dia 19 de maio as 19h

Primeiro momento

Palestra: “Cannabis no tratamento de doenças neuropsiquiátricas: uma velha alternativa para uma nova esperança”, com o Dr. Rafael Bitencourt. Possui graduação em Farmácia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Durante o doutorado, passou um período no Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, em Portugal, para a realização de Doutorado Sanduíche. Seus estudos estão voltados para a compreensão do sistema endocanabinóide, bem como as possibilidades terapêuticas acerca deste sistema. Atualmente, é professor titular do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), onde coordena o Laboratório de Neurociência Comportamental (LabNeC), ambos na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

Segundo momento: Roda de conversa com profissional da saúde mental

Dia 20 de maio as 08:30

Primeiro momento

Exposição de trabalhos

Segundo momento:

Palestra: “Biodiversidade como fonte de novos medicamentos”, com Dr. Valdir Cechinel Filho. Professor e pesquisador do Programa de Pós graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIVALI. Coordena projetos nacionais e internacionais na área de produtos naturais e sintéticos bioativos.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

News

Leia mais notícias relacionadas

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guide to the city

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Academic Calendar

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.