Simpósio sobre doenças mentais: A pandemia e o aumento dos transtornos mentais » Uniarp

19.05.23

Simpósio sobre doenças mentais: A pandemia e o aumento dos transtornos mentais

Pesquisas mais recentes no campo da saúde mental reforçam que processos inflamatórios podem contribuir para o surgimento e a manutenção de um quadro depressivo. Este foi um dos fatos apresentados na segunda noite do III Simpósio Nacional Interdisciplinar dos cursos da área da saúde da UNIARP, pelo médico psiquiatra Dr. Décio Gilberto Natrielli Filho, na palestra: “Saúde mental: um panorama no Brasil”.

Ele apresentou ainda números que comprovam a relação entre a pandemia do Covid-19 e o aumento dos casos de transtornos mentais na população mundial. “A pandemia trouxe distanciamento social, medo, mortes, luto, fechamento de espaços coletivos e forte crise financeira”, relatou. “Os dados mostram que, aos poucos, as pessoas estão compreendendo, principalmente as mais jovens, que a saúde mental precisa de atenção e é necessário pedir ajuda. E essa ajuda vai fazer toda a diferença”, completou.

O evento teve a presença de mais de 600 pessoas na segunda noite.

O cerimonial foi conduzido pela jornalista Dra. Juciele Baldissarelli e pelo acadêmico do curso de jornalismo, Guilherme Godoi.

O professor Dr. Lincon Bordignon Somensi, um dos coordenadores do evento, fez uso da palavra e agradeceu toda a equipe da Universidade pelo apoio na realização do Simpósio. O professor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins, vice-reitor da UNIARP parabenizou toda a equipe pelo evento e pela escolha do tema.

A primeira palestra da noite foi ministrada pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Dr. Fábio Wagner Pinto, que falou sobre as ações da Fapesc no fomento à pesquisa no estado de SC.

O III Simpósio dos cursos da área da saúde foi um dos contemplados com recursos da primeira fase da Chamada Pública Fapesc nº 23/2022 – Proeventos 2023, com R$ 40 mil, e contou com a participação da FAPESC, no evento.

O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC), Fábio Wagner Pinto, esteve em Caçador durante o dia de ontem (18/05), visitando o Centro de Inovação Inova Contestado e as salas do NIT – Núcleo de Inovação e Tecnológica da UNIARP, além de conhecer laboratórios e setores da Universidade, também participando do III Seminário Nacional à noite, com a palestra “Ações da Fapesc no fomento à pesquisa no estado de SC”.

Para ele, a cidade de Caçador tem muito a ganhar com o evento dessa magnitude, que tem como principal promotora a FAPESC.

“A forma como temos que agir, a forma como temos que pensar a inovação, nas suas várias frentes, permite que tenhamos várias formas de ajudar o dia a dia das universidades, e essa é uma dela”, lembrou Fábio, que comentou a busca por fomentar, cada vez mais, os projetos no estado todo, ressaltando o potencial que as universidades comunitárias da ACAFE tem de apresentar ideias inovadoras mesmo no interior do estado.

Fábio completou a explanação falando dos grandes eixos temáticos da FAPESC, com recursos investidos em bolsas, de graduação e pós-graduação, além de projetos de pesquisas inovadores.

O evento conta com o apoio de empresas, com brindes sorteados aos participantes. Os apoiadores são: Academia Top Gym, Rennova, Coma Bem, Meu Bem, Armazém dos Grãos, Cores & Sabores, Especiallité e Karina Bogo.

Nesta sexta-feira, dia 19, o Simpósio terá a palestra: “Cannabis no tratamento de doenças neuropsiquiátricas: uma velha alternativa para uma nova esperança”, com o Dr. Rafael Bitencourt e ainda mesa redonda sobre “Desafios do diagnóstico ao Tratamento do Transtorno do Espectro autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH)”. A moderadora será a Dra. Claudriana Locatelli. Os participantes são: Médica Dra. Lais Daniela Fideles, pós-graduada em psiquiatria infantil e pediatria; Psicóloga Dra. Adriana Ribas, Psicóloga, com especialização em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise; Fisioterapeuta Dra. Micheli Martinelo, com experiência em UTI neonatal, consultório e Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) e Dr. Iderson Agostini, representando os pais com filhos que possuem Transtorno do Espectro Autista.

O evento encerra no sábado, dia 20 de maio com exposições de trabalhos na arena da UNIARP e palestra com o tema: “Biodiversidade como fonte de novos medicamentos”, com Dr. Valdir Cechinel Filho.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

News

Leia mais notícias relacionadas

Palestra

O professor Jorge Luiz Velasquez, coordenador do curso de Educação Física da UNIARP, ministrou palestra nesta quinta-feira

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guide to the city

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Academic Calendar

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.