A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) realizou dia 24 de setembro a reinauguração do teatro em um evento com público limitado, diante da situação da pandemia. A noite foi abrilhantada com show de dois expoentes do universo musical catarinense, a Camerata Florianópolis e a banda Dazaranha (também da Capital).
O Teatro da UNIARP passou por uma grande transformação, com reformas em toda a sua estrutura. Foram investidos mais de R$ 2 milhões, de recursos próprios da Universidade. Agora, toda a comunidade passa a ter um moderno local de espetáculos e outros eventos.
A placa de reinauguração foi descerrada na presença do Doutor Honoris Causa, Neoberto Geraldo Balestrin presidente da FUNIARP; professor Doutor Anderson Antonio Mattos Martins, reitor da UNIARP; empresário Moacir José Salamoni, vice-Presidente da FUNIARP; empresário Carlos Alberto Luhrs, diretor Geral Financeiro da FUNIARP; Claudinei Bertotto, secretário, professor Mestre Almir Granemann dos Reis, pró-Reitor do Campus de Fraiburgo; Saulo Sperotto, prefeito de Caçador e do industrial Doutor Honoris Causa Gilberto Seleme, primeiro vice-presidente da FIESC.
Balestrin em seu pronunciamento disse que alegria e gratidão era o que sentia no momento, por poder compartilhar com todos os presentes a reinauguração do teatro da UNIARP. “Tenho a certeza que para fazer a UNIARP ser um exemplo a ser seguido, já temos um ensino de qualidade e grandes profissionais envolvidos. Nestes quatro anos a frente a instituição pude perceber que o sucesso vem da força e do trabalho coletivo de quem aqui está. Espero que neste palco do teatro possamos ver muitos talentos aparecerem. O gigante renasce novamente”, afirmou.
O Presidente da Fundação UNIARP fez agradecimentos especiais. Segundo ele, o momento histórico com a reinauguração do teatro é resultado da luta de todos. “Agradeço a Diretoria, Conselho Curador, Fiscal e Consultivo, aos acadêmicos, professores, colaboradores e a todos os nossos parceiros, bem como todos aqueles que trabalharam nesta obra. Desejo que através deste espaço, possamos levar e receber cultura, lazer e educação”, ressaltou.
Para o reitor prof. Dr. Anderson Martins, o objetivo da UNIARP é sempre buscar proporcionar qualidade de vida para as pessoas por meio da educação, para Caçador e toda a região. “Sem educação não se pode vislumbrar um futuro promissor e melhoria na vida das pessoas. Durante toda a pandemia a UNIARP não parou. Atuamos de forma remota e com o passar do tempo fomos ampliando as atividades e mantendo uma postura conservadora pra preservar a saúde de todos. Conseguimos continuar ofertando uma educação de qualidade. Hoje somos a quarta melhor universidade do sistema ACAFE, colocação essa colhida com resultados e motivo de grande orgulho para todos nós. Hoje, temos a grata satisfação de oferecer para a comunidade um teatro de qualidade. Teremos muitos espetáculos neste espaço”, relatou.
O Reitor da UNIARP destacou ainda a importância da instituição no desenvolvimento de toda a região. Ressaltou que os investimentos do Governo do Estado em bolsas de estudos, são revertidos em serviços para a comunidade. Ao final de seu pronunciamento, evidenciou a força e a coragem das pessoas que lutaram para Caçador ter a sua Universidade, um marco histórico.
Em seguida o empresário Gilberto Seleme, que foi o responsável como engenheiro civil da construção do Teatro da UNIARP na década de 80, entregou ao presidente Neoberto Balestrin e para o reitor Prof. Dr. Anderson Martins, uma cópia do projeto original da obra. “Fui o engenheiro desta obra e hoje poder retornar e ver sua reforma e modernização é um orgulho. Esse teatro trouxe muitas alegrias, muitos formandos passaram por aqui e conquistaram seu futuro. Espero que tenhamos mais 50 anos de sucesso para o bem de nossa sociedade”, comentou.
Camerata Florianópolis e Dazaranha fazem show emocionante
O encontro da orquestra com a banda de maior sucesso de Santa Catarina, que rendeu um CD e DVD acústico lançado em 2018, integra o programa comemorativo aos 50 anos da UNIARP.
O espetáculo foi realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo.
O show teve transmissão ao vivo pelo Youtube no canal da UNIARP. A solenidade a apresentação seguiu todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.
A história do teatro
O Teatro faz parte da história de Caçador. Recebe diversos eventos culturais, solenidades, formaturas, entre outros eventos. Dia 09 de novembro de 1983 foi realizada a assinatura do convênio para construção do teatro.
O terreno onde hoje está o Teatro pertencia a João da Luz. A área foi adquirida pela FEARPE na gestão de Reno Caramori. O engenheiro responsável pela obra foi Gilberto Seleme, que trabalhou de forma voluntária.
O início das obras foi dia 30 de janeiro de 1985. As obras foram realizadas na gestão de Elias Seleme Neto e depois de Oneide Olsen. A inauguração do Teatro ocorreu dia 22 de março de 1991.
O piano de calda que faz parte do cenário do teatro, foi doado por Jorge Bornhausen, 28º Governador de Santa Catarina (1979/82). A doação foi um pedido da musicista Jucenê Godinho Busato.
Camerata Florianópolis
A Camerata Florianópolis foi fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca e vem desde então atuando ininterruptamente, sempre com significativa participação e relevância na agenda cultural de Santa Catarina. Gravou 13 CDs e 5 DVDs e se apresenta regularmente em diversas cidades do Estado de Santa Catarina, outros estados do Brasil e países da Europa. Com mais de 1200 espetáculos na bagagem, a orquestra figura hoje entre os mais importantes grupos do gênero no Brasil e realiza neste ano de 2021 sua 28ª Temporada de Concertos. Desde 1998, a Camerata tem a produção executiva de Maria Elita Pereira.
Dazaranha
Considerada um dos nomes mais importantes da música autoral Catarinense, Dazaranha é uma banda que vem ultrapassando as barreiras geográficas do Estado. Com um público fiel, 28 anos de estrada, oito discos lançados, dois DVDs gravados ao vivo e inúmeros sucessos cantados em coro pelos milhares de fãs que lotam seus shows, a banda vem se consolidando no cenário musical da Região Sul e progressivamente, do país. Desde o lançamento do primeiro disco (“Seja Bem-Vindo” – 1996) e o estrondoso sucesso do segundo (Tribo da Lua – 1998), o Dazaranha vem conquistando fãs e espaço no cenário musical catarinense.
Fotos: Jorge Tadeu- ASCOM UNIARP