Dia 17 de novembro foi realizada a 1ª Mostra de Terapias Alternativas da UNIARP. A ação foi promovida pelos acadêmicos da 8ª fase do curso de Enfermagem. Foram aplicadas várias técnicas desenvolvidas no semestre, como: Dança Circular, Reiki, Auriculoterapia, ventosas, massagem com pedras quentes, reflexologia das mãos, cromoterapia, aromaterapia e meditação. Cada grupo da turma ficou responsável por apresentar e aplicar uma das terapias.
O objetivo de todas as terapias é minimizar o stress, equilibrar o corpo físico, mental, emocional e espiritual, aliviando as dores físicas. São mais de 29 terapias alternativas, e na Mostra foram realizadas algumas.
A professora Vilma Pierdoná explica que a disciplina visa um atendimento mais humanizado e uma melhor qualidade de vida para os profissionais que passam o dia cuidando da saúde das pessoas da nossa comunidade. “Com o desenvolvimento destas terapias abre-se um leque muito grande na busca de tratamentos alternativos que possam contribuir e somar para mais saúde para as pessoas”, comenta.
A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Rosemari Santos de Oliveira, relata que os acadêmicos avaliaram de forma muito positiva a atividade. “A disciplina trouxe reflexões positivas para o atendimento humanizado. Parabenizamos a professora e os acadêmicos pelo excelente trabalho realizado para a comunidade acadêmica”, afirma.
As terapias alternativas estão na lista de tratamentos ofertados no SUS e são chamadas de Práticas Integrativas e Complementares (PICS). São tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.
Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.
UNIARP: Há 50 anos materializando sonhos
A UNIARP abre inscrições para o Processo Seletivo com vagas em 17 cursos presenciais, além de opções em cursos EAD e flexíveis. São cursos de graduação altamente relevantes para o mercado de trabalho. A estrutura de apoio ao conhecimento da UNIARP, com laboratórios avançados, alta tecnologia, é a melhor do Estado.
Há 50 anos o propósito da UNIARP é elevar os níveis de conhecimento e instigar as práticas acadêmicas que valorizam e incentivam o empreendedorismo social.
Obter um diploma universitário muda a vida das pessoas e pode criar oportunidades que um diploma do ensino médio não pode oferecer. Desde mais oportunidades de emprego a salários mais altos, o valor de um diploma universitário é inegável.
Mais possibilidades
A universidade dispõe de várias bolsas de estudos que podem chegar até 100%, descontos para quem quer fazer uma segunda graduação e para transferência de outras instituições, além disso a UNIARP ainda tem convênios com várias empresas e associações. Todos estes descontos variam de 20% a até 50%. Ainda contamos com a oferta de bolsas subsidiadas pelo Governo do Estado. Trata-se de um grande investimento em bolsas de estudos para as pessoas que querem fazer um curso superior e não têm condições financeiras.
Converse com nossa equipe: uniarp@uniarp.edu.br. (49) 3561 6200. Whatsapp Caçador (49) 99925-6640