Dia 08 de maio, a enfermeira Nara Tescke de Castilho, responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Caçador, ministrou uma aula sobre os Protocolos para tratamento da Tuberculose, para acadêmicos do 5º período do curso de Medicina da UNIARP. A palestrante fez também a contextualização do epidemiológico da doença no município, região, estado e país. A aula foi acompanhada pelos professores do IESC–Integração, Ensino, Saúde e Comunidade: Rafael Matte, Gabriela Rocha e Solange De Bortoli Beal.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis. Afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos como rins, ossos e sistema nervoso central. A doença é totalmente prevenível e evitável. O tratamento segue o protocolo do Ministério da Saúde, sendo 100% garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O enfrentamento dos determinantes sociais da tuberculose e a articulação intersetorial são ações necessárias para a atenção a saúde das pessoas e comunidades.
A UNIARP agradece a parceria da Secretaria Municipal da Saúde de Caçador, que tem contribuído para formação dos acadêmicos do curso de Medicina.