A UNIARP conta agora com o Laboratório de Inclusão Digital e Projetos Criativos Ecoformadores (LabCet). O novo local funciona no bloco D. O objetivo do laboratório é ampliar a inclusão digital e o uso de tecnologias assistivas em municípios catarinenses, associada ao planejamento e desenvolvimento de Projetos Criativos Ecoformadores (PCE).
Vinculando suas atividades a uma proposta formativa transdisciplinar e ecoformadora, o LabCet pretende se constituir em um espaço que colabora com a Educação Básica enquanto fortalece o Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade (GCET) e também contribui para o desenvolvimento de atividades coordenadas pelos demais grupos de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da UNIARP.
A professora Dra. Marlene Zwierewicz, coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP explica ainda que o LabCet será utilizado para atividades de formação e de pesquisa coordenadas pelo PPGEB. “Por isso, além de possibilitar que os mestrandos possam usufruir do espaço para sua própria formação e para contribuir com a formação e o desenvolvimento de suas pesquisas, o LabCet possibilitará a formação de profissionais da Educação Básica, por meio de uma proposta formativa planejada para atender suas demandas. Também será um espaço de interação do PPGEB com os egressos, com o Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade e os cursos de graduação da UNIARP”, completa.
Quem poderá utilizar
O LabCet poderá ser utilizado por docentes, estudantes e egressos do PPGEB, bem como por profissionais da Educação Básica de municípios interessados em ampliar a inclusão digital e o uso de tecnologias assistivas associada ao planejamento e desenvolvimento de Projetos Criativos Ecoformadores (PCE).
Da mesma forma, com agendamento prévio junto à Secretaria do PPGEB, o laboratório poderá ser utilizado pelos demais cursos da UNIARP e por interessados externos que pretendem participar de atividades vinculadas ao objetivo do LabCet.
Benefícios:
O LabCet poderá trazer benefícios especialmente para a Educação Básica, pois alia inclusão digital e utilização de tecnologias assistiva a uma metodologia de ensino comprometida com demandas locais e globais.
Nesse processo, será fundamental para as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo PPGEB e pelas formações continuadas que vêm sendo realizadas pelos docentes e egressos na região de inserção da UNIARP, pois o espaço disponibiliza uma tecnologia de ponta para favorecer a interação tanto presencial como remota, com disponibilização de diferentes recursos incluindo tecnologias assistivas, ou seja, tecnologias criadas para promover a inclusão de pessoas com deficiência.