A Vice-Presidência da FIESC e a ACIC através do Núcleo de Contadores e o Núcleo de RH, realizaram dia 27 de outubro o evento “Imposto de Caçador para Caçador”. No evento foi discutido como reter mais impostos em nossa cidade e possibilitar que ele seja aplicado em projetos sociais locais.
Na ocasião foi apresentada a plataforma do Fundo Social e compartilhadas informações sobre os Fundos Sociais do Idoso e da Criança e Adolescentes de Caçador. Também foi apresentada a prática da empresa Frameport sobre o uso de incentivos fiscais. Os participantes também conheceram os projetos sociais de Caçador que estão cadastrados na plataforma do Fundo Social.
A professora Emilene Murer, coordenadora do curso de Ciências Contábeis participou do evento. Segundo ela foi uma oportunidade de aprendizado sobre a nova plataforma desenvolvida pela Fiesc para captação de recursos para Projetos Sociais. “O que possibilita que parte do imposto de Caçador fique em Caçador. O curso pode contribuir com a parte de extensão envolvendo seus acadêmicos no acompanhamento e desenvolvimento desses projetos”, explica.
No evento, o gerente de Responsabilidade Social, Sandro Volpato fez a apresentação do Programa Fundo Social da FIESC. Ele explica que o programa criado em 2017 tem o objetivo de impulsionar o uso do incentivo fiscal entre as organizações do Estado. As ferramentas existentes permitem que as empresas destinem parte do valor dos impostos em projetos sociais ou culturais.
O gestor lembrou que Santa Catarina poderia investir em projetos sociais cerca R$ 200 milhões, no entanto, apenas 35% desse valor é utilizado.
O evento teve a presença de representantes de empresas, de entidades, fundos municipais dos conselhos do idoso e da criança e adolescente, UNIARP e demais parceiros.
Apresentações
Luiz Donizete, contador da Frameport compartilhou as práticas da empresa sobre o uso de incentivos fiscais.
Os Fundos Sociais do Idoso e da Criança e Adolescentes foram apresentados por Marisa Fontana e Lilia Capelin.
Os projetos sociais de Caçador que estão cadastrados na plataforma do Fundo Social foram apresentados no evento.
O Projeto Atleta do Futuro, foi apresentado por Denilson Araújo. A analista de sustentabilidade da UNIMED Caçador, Gabriela Vansuita Valente informou que modalidades como basquete, atletismo e natação possuem projetos incentivados, atendendo crianças e jovens na iniciação esportiva e fortalecendo equipes competitivas, por meio do Instituto Unimed. O Projeto Caçador Futsal foi apresentado por Cleomar Martins dos Reis.