O Governo de Santa Catarina lançou no dia 06 de fevereiro o Programa MultiLab SC, em Florianópolis. Liderado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), o programa selecionou 50 projetos, totalizando R$ 111 milhões para estruturação de laboratórios de pesquisa avançada em temas estratégicos para desenvolvimento do estado.
Esses projetos que visam alavancar a pesquisa e inovação serão executados em 19 Instituições de Ensino (IES), totalizando 14 cidades de todas as regiões catarinenses, incluindo Caçador pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). A Uniarp foi contemplada com um projeto de R$ 2,5 milhões para a estruturação do LAB-Biosaúde.
O evento de lançamento, ocorrido na FACISC, contou com a presença do Governador Jorginho Mello, do secretário do Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) Marcelo Fett, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) Fábio Pinto, Reitores, Pró-reitores de Pesquisa e Equipes de trabalhos dos projetos aprovados. Um montante de 27 laboratórios das Universidades Comunitárias do Sistema Acafe foi contemplado, demonstrando a força atual do sistema.
O presidente da Fapesc ressaltou que a pesquisa catarinense será impactada com esse programa, que visa a atividade integrada em rede dentre as universidades e com a comunidade, permitindo inclusive que as empresas consigam localizar e utilizar os laboratórios.
A Uniarp esteve representada pelo reitor Dr. Neoberto Balestrin, vice-reitor acadêmico Dr. Anderson Antônio Mattos Martins, vice-reitor de Administração e Planejamento, professor Claudinei Bertotto e a coordenadora de Pesquisa e proponente do projeto Dra. Rosana Ogoshi.
A oportunidade também serviu para realização de reuniões dos membros da ACAFE. A professora Rosana Ogoshi participou da reunião com os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação juntamente com os coordenadores dos laboratórios aprovados, socializaram suas propostas visando encontrar possibilidades de colaboração entre as IES.
A reitoria da Uniarp participou da reunião Reitores da ACAFE, onde ocorreram discussões sobre assuntos de interesses das comunitárias.
Para o reitor da Uniarp a participação no evento foi gratificante por ver a instituição impactando no desenvolvimento científico e tecnológico ao receber esse recurso inédito para estruturação do LAB-Biosaúde, demonstrando sua importância no estado. Participar do evento com os reitores da Acafe permitiu a discussão e planejamento de ações em conjunto com outras instituições comunitárias
O Vice-Reitor Acadêmico explica que o momento foi de grande relevância, pois com esta iniciativa da FAPESC e do Governo do Estado de Santa Catarina valorizam a pesquisa e as Instituições de Ensino Superior Catarinenses. Destaca-se ainda a reunião da Acafe, onde o Diretor da SED, Marcos Rosa, apresentou a nova dinâmica e o novo regramentos com relação aos programas Uniedu e Universidade Gratuita, cujas alterações vieram ao encontro das expectativas das IES, com a finalidade de selecionar para as bolsas um número maior alunos.
Já para o Vice-Reitor Administrativo a participação foi importante, pois foram apresentados os procedimentos bem como uma prévia do cronograma de operacionalização do Universidade Gratuita do Governo de SC para a o ano de 2024.