O curso de medicina, por meio da sua coordenação adjunta, desenvolveu entre os dias 19 a 23 de julho o I ENDOMED – Encontro de Docentes de Medicina da UNIARP, o objetivo do encontro foi alinhar e discutir processos pedagógicos e organizativos do curso, envolvendo todos os professores das diversas atividades curriculares.
O evento contou na primeira noite com a abertura oficial, realizada pelo Prof. Hiago Bellaver coordenador adjunto do curso de medicina da UNIARP, capacitações de atualização sobre a metodologia de Problematização (PBL) e Aprendizado Baseado em Times (TBL), conduzidas pelas tutoras Claudriana Locatelli, Jéssica Favarin, Juliângela Ribeiro e Talize Foppa. Na noite do dia 20 foi momento de alinhamento e padronização da metodologia de Sala de Aula Invertida e roteiros de estudos, com os professores Cássio Geremia, Elizama de Gregório e Marithsa Marchetti. A noite de quarta-feira, dia 21, foi marcada pelas capacitações nas novas instalações de simulação realística da UNIARP, o Hospital Simulado, onde foram aplicadas as técnicas de simulação realística de alta fidelidade como ferramenta de ensino e, também, o Mini-Cex (Mini exercício clínico avaliativo), que utiliza de simulação de média e alta complexidade, como ferramenta de avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes, conduzidas pelos professores Hiago Bellaver e Talize Foppa. Na quinta-feira, dia 22, o encontro contou com a apresentação da nova proposta da ferramenta portfólio, atendendo um pedido dos discentes do curso, e conduzida pelo professor Hiago Bellaver. A noite de encerramento do I ENDOMED, dia 23 de julho, foi de alinhamento das atividades do semestre, com o encontro de todos os docentes de cada eixo de ensino e atividades curriculares, onde os mesmos alinharam questões referentes a condução das atividades do semestre, com o grupo e aos pares, além de serem repassadas as informações sobre o calendário de 2021-2.
O Prof. Hiago Bellaver, avalia o evento como um grande sucesso para o curso: “É um grande passo que damos na organização didática, pedagógica e de processos, uniformizando as metodologias, tornando a prática homogênea seguindo um processo de ensino por excelência e trabalho de qualidade”, complementa.