A equipe PhenoGlad da UNIARP deu início ao primeiro ensaio que faz parte do projeto financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da Universidade. O objetivo é avaliar o efeito de diferentes arranjos no cultivo consorciado entre Gladíolo e Cravina para o controle de pragas que atacam a cultura do Gladíolo.
O projeto prioriza o manejo sustentável e a redução do uso de agrotóxicos no cultivo desta espécie ornamental. Em virtude das condições climáticas da região e com previsão de colheita das hastes para a primeira quinzena de junho visando o Dia dos Namorados, foi implantada a variedade Purple Flora.
Além disso, foi realizado o plantio das variedades White Goddess (branco), Tradehorn (vermelho), Peter Pears (coral) e Nova Lux (amarelo). As hastes colhidas serão doadas para entidades e na Universidade, para acadêmicos, professores e técnicos.
O gladíolo é uma flor de corte, apropriada para o cultivo no campo, de fácil manejo e não necessita de grandes investimentos financeiros e de infraestrutura.
Nesse sentindo, o projeto de extensão, financiado pelo Programa de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC) da Uniarp visa reunir as informações geradas pela pesquisa e inserir o cultivo de flores em pequenas propriedades de agricultura familiar, proporcionado uma alternativa de renda e de diversificação de culturas.
Participam dos projetos os acadêmicos: Andrieli Corrêa Sampaio, Bruno Scapinelli Parizotto, Elizane Pedroso e Jomar Pereira. Os projetos são orientados pelas professoras Caroline de Fátima Esperança e Nicole Trevisani, do curso de Agronomia.