A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) recebeu com grande alegria a notícia da aprovação de dois doutorados pela Capes: Doutorado em Educação Básica e Doutorado em Desenvolvimento e Sociedade.
Com esta aprovação, a UNIARP passa a ter dois programas de pós-graduação stricto sensu: o Programa em Educação Básica (mestrado e doutorado) e o Programa em Desenvolvimento e Sociedade (mestrado e doutorado).
Professores, coordenadores e imprensa acompanharam o lançamento dos dois novos programas da UNIARP, em solenidade realizada nesta terça-feira (11) na Reitoria. A apresentação foi realizada pelo reitor da UNIARP Dr. Neoberto Balestrin, pelo vice-reitor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins, pelo professor Dr. Levi Hülse e pela professora Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi.
Também estiveram presentes alguns dos parceiros que assinaram cartas de apoio aos doutorados, como a FIESC, representada por Daniel Tenconi, prefeito de Lebon Régis, Douglas Mello e o vereador e professor da UNIARP, Clayton Luiz Zanella, presidente na Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Desporto da Câmara.
No processo, os dois pedidos de doutorados da UNIARP passaram pela análise da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), composto por membros da comunidade científica.
Foi avaliada a infraestrutura, o quadro de professores, com a devida comprovação da competência e qualificação acadêmica, didática e científica e também o acesso a equipamentos essenciais para o desenvolvimento das atividades. Além disso, os conselheiros analisaram a adequação dos cursos ao desenvolvimento regional e nacional e sua importância socioeconômica.
O reitor da UNIARP, Dr. Neoberto Balestrin entende que a aprovação irá potencializar pesquisas em toda a região, proporcionando avanços no desenvolvimento da sociedade em várias áreas de conhecimento. “A aprovação do doutorado é uma grande contribuição para o desenvolvimento da Educação Superior e para as pesquisas de toda a região. Estamos interiorizando o conhecimento, aproximando as oportunidades das pessoas. Com isso, a UNIARP reafirma seu compromisso com a qualificação das pessoas e com o desenvolvimento da sociedade catarinense”, afirma.
O vice-reitor, professor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins agradeceu todos os envolvidos no processo, todos os parceiros e destacou que os doutorados aprovados são resultado do amadurecimento acadêmico. “Temos a oportunidade de formar profissionais doutores, líderes nas suas áreas que certamente irão contribuir para a inovação e o desenvolvimento de novos conhecimentos e práticas relevantes. Cada estudante do programa de doutorado torna-se um líder experiente com poderosa capacidade de pensamento para gerar soluções para promover mudanças positivas”, explica.
De acordo com o professor Dr. Levi Hülse, coordenador do programa, a aprovação do Doutorado em Desenvolvimento e Sociedade mostra a preocupação da Capes em interiorizar a Pós Graduação, contribuindo assim para a redução das assimetrias regionais. “No mestrado, foram formadas mais de 120 pessoas, sendo que quase metade dos mestres atuam como professores da Uniarp. Assim, o nosso programa pretende continuar a formar professores para atuar tanto na Uniarp como pesquisadores na nossa região e em todo Brasil”, afirma.
A professora Dra. Marlene Zwierewicz, coordenadora do programa, comenta que a aprovação do Doutorado Profissional em Educação Básica é um reconhecimento ao trabalho de uma equipe de docentes comprometida com a pesquisa na área da educação. Com a aprovação, a UNIARP passará a ofertar o único Doutorado Profissional em Educação Básica de Santa Catarina.
Dra. Marlene explica ainda que são evidências desse reconhecimento, o destaque dado no relatório de aprovação à estreita relação da equipe com redes de ensino da região de inserção da UNIARP, à articulação entre objetivos, linhas de pesquisa e produção docente e às parcerias com pesquisadores da Espanha e de outros países. “Isso é motivo de orgulho e de gratidão ao empenho de todos aqueles que fazem parte dessa trajetória e, por isso, nossos mais profundos agradecimentos à Reitoria pelo compromisso com a pós-graduação e por proporcionar as condições para o desenvolvimento das atividades. Da mesma forma, nosso agradecimento à equipe de docentes que integram a proposta de Doutorado, aos gestores, docentes e profissionais técnicos da UNIARP e às redes de ensino que interagem permanentemente no planejamento e realização de uma série de atividades, bem como à Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e à Rede de Egressos do Mestrado Profissional (REMPE/UNIARP) pelas parcerias que dão destaque ao potencial articulador da equipe de docentes do PPGEB/UNIARP”, destaca.