Dias 15 e 16 de outubro, acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp, acompanhados pelas professoras e arquitetas Cláudia Maté e Marcela Zoldan, realizaram viagem de estudos a Florianópolis.
Os estudantes conheceram e vivenciaram o centro histórico da capital catarinense, visitando locais como a Praça XV de Novembro, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora do Desterro, o Palácio Cruz e Souza, a Alfândega, o Mercado Público e também vias preferenciais aos pedestres como as ruas Felipe Schmidt e Vidal Ramos.
O grupo também passeou pela Ponte Hercílio Luz, ponto de ligação entre ilha-continente e um dos principais pontos turísticos da capital. A professora Cláudia explica que a partir de sua reabertura ao público, em 2019, a ponte tornou-se importante elemento para mobilidade urbana, para o turismo e também como espaço público. “Aos finais de semana e feriados a ponte é fechada para os veículos, tornando-se espaço de convívio, lazer e deslocamento exclusivo para pedestre e ciclistas. E, nesta viagem de estudo, os acadêmicos puderam ter essa experiência”, complementa a professora.
No domingo, os acadêmicos visitaram a Mostra Casacor Santa Catarina, uma das principais mostras de Arquitetura e Design do país. A exposição conta com 28 ambientes cuja temática é “Infinito Particular”, refletindo sobre espaços bem vividos, carregados de história e com valores simbólicos associados à casa, como proteção, estabilidade, tranquilidade e bem-estar. “Foi interessante observar a interpretação de cada aluno sobre os ambientes, os seus diferentes olhares e diferentes detalhes percebidos” encerra a professora Cláudia.
A Mostra está acontecendo no antigo prédio da Escola Silveira de Souza, visto que também é objetivo do evento a revitalização de imóveis históricos para posterior retorno à cidade e à população com outro uso e dinâmica.