publicações / Notícias do Arquivo
Aberto o 1º UNISAÚDE na UNIARP Fraiburgo
A UNIARP Fraiburgo realizou dia 29 de novembro a abertura do 1º UNISAÚDE, evento que visa oportunizar momentos de discussão e reflexão a respeito da sexualidade em saúde com enfoque na prevenção do HIV/ AIDS, e também para marcar a celebração do Dia Mundial de Combate à AIDS, que ocorre no dia 1º de dezembro.
O evento é promovido pela UNIARP através dos cursos de Enfermagem, Tecnologia em Estética e Cosmética, Educação Física e Psicologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo.
“Este evento pretende ampliar o público atingido por meio de ações de conscientização e prevenção promovendo momentos de reflexão, de discussão relacionada ao tema, com objetivo de demonstrar a importância de cuidar da saúde através da prevenção e contribuir para minimizar o número de casos da doença”, explica a professora e enfermeira Dayane Borille, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIARP Fraiburgo.
A solenidade de abertura teve a presença da professora Soeni de Barros Yamaguchi, pró-reitora da Uniarp- Fraiburgo, Indiara Viera Perazzoli, diretora de Saúde no ato representando a Secretaria Municipal de Saúde do município de Fraiburgo, professor Sally Douglas Narloch, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, professor Jean Silva, coordenador do curso de Educação Física, professora Patricia Favarin, coordenadora do curso de Psicologia e professora Dayane Borille, coordenadora do curso de Enfermagem.
A palestra da noite foi ministrada pelo médico Alessandro Fussato Neto, com o tema: “Prevenção do HIV/AIDS”.
O evento prossegue nesta quinta-feira (30) com a realização de testes rápidos nas dependências da UNIARP no período noturno. Os acadêmicos de enfermagem estarão fazendo as orientações sobre a realização dos testes. Na sexta-feira (01), acontece a palestra de encerramento com professor Clayton Zanella com o tema: “Afetividade, sexualidade e saúde”, que será realizada às 19h30 no Auditório da Escola das Nações.
See More
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina, publicou em 2016 que “os jovens continuam requerendo a maior atenção da área da saúde, pois a faixa etária de 15 a 29 anos vem registrando um aumento no número de casos novos de Aids em Santa Catarina.
A taxa de detecção de casos novos de Aids entre jovens de 15 a 19 anos saltou de 2,34 em 2007 para de 20,4 casos por 100 mil habitantes em 2015, e na população de 20 a 24 anos saltou de 4,7 em 2007 para 17,5 casos por 100 mil habitantes em 2015.
Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde revela que o uso de camisinha entre pessoas de 15 a 24 anos caiu de 58,4%, em 2004, para 56,6%, em 2013, entre parceiros eventuais. Entre parceiros fixos, o uso é ainda menor: 38,8%, em 2004, e 34,2%, em 2013.
Imprensa Uniarp