publicações / Notícias do Arquivo
Acadêmica da UNIARP apresenta trabalhos em evento científico
A acadêmica Mayara de Mattos, do curso de Agronomia da UNIARP participou do evento Congrega 2018, na cidade de Bagé-RS. O evento reúne estudantes da educação básica, graduação e pós-graduação e profissionais envolvidos no ensino, pesquisa e extensão com espaços para apresentações e publicações de trabalhos.
No evento, a acadêmica apresentou três trabalhos realizados com incentivo da UNIARP. Os trabalhos foram realizados através do Programa de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC), escritos conjuntamente com a Dra. Cristiane de Lima Wesp, atualmente pesquisadora da Epagri-Videira, e posteriormente orientado pelo Prof. Everlan Fagundes.
O projeto em questão trata da difusão de conhecimento e incentivo à cobertura de parreirais destinados principalmente para processamento, na fabricação de sucos e vinhos comuns.
De acordo com Mayara existe um déficit muito grande no quesito assistência técnica nas propriedades que desenvolvem a viticultura na Região do Vale do Rio do Peixe. “O projeto previu difundir novas tecnologias para o incremento da produção, diversificação das cultivares plantadas, redução do uso de tratamentos fitossanitários e agregação de renda pela venda das uvas de melhor qualidade, cultivadas em ambiente coberto”, explica.
A acadêmica comenta ainda que o projeto tem auxiliado os viticultores não só na implantação da cobertura plástica nos parreirais, mas também no manejo como um todo. “Além disso, a Universidade tem contribuído muito através do laboratório de Microbiologia, sob supervisão da prof. Leysa Paloschi, na parte pratica laboratorial, de fitopatologia, onde me fornece auxilio para a correta identificação de doenças encontradas nas propriedades envolvidas no projeto, fator importante que faz toda a diferença na tomada de decisão rápida onde reflete na rentabilidade do produtor”, afirma.
Mayara também apresentou, como coautora, trabalho desenvolvido pelo programa PAEC, orientado pela professora Cristiane e aplicado pelo egresso Jeferson Candiago. O trabalho teve como objetivo auxiliar na transição agroecológica de propriedades voltadas à produção de hortaliças orgânicas. O trabalho auxiliou na implantação de uma horta modelo em Rio das Antas e auxiliou os produtores do Núcleo Agroecológicos do Alto Vale do Rio do Peixe na busca pela certificação orgânica.
O terceiro trabalho apresentado está intitulado: “Aplicações foliares de silício na macieira ‘Fuji Suprema’ para controle de podridões de frutos em pós-colheita”, realizado pela EPAGRI, sob orientação do professor Dr. Leandro Hahn, que teve como objetivo avaliar o efeito de silício (Si) em diferentes fontes e formas de aplicação em maçãs ‘Fuji’ no controle a podridões de frutos no pós-colheita.
Imprensa Uniarp