publicações / Notícias do Arquivo

02.07.2018

Acadêmicas analisam qualidade da água do Lago das Araucárias de Fraiburgo



As acadêmicas Lecilda Reichardt e Letícia Geniqueli Reichardt do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIARP, com orientação do professor Roger Francisco Ferreira de Campos realizaram a análise da qualidade da água do Lago das Araucárias do município de Fraiburgo.

O trabalho buscou analisar a interação da área urbana em torno do lago com a qualidade da água, visto que o local é utilizado para práticas de pesca e lazer.

O estudo foi realizado em cinco pontos amostrais, onde foram analisados os parâmetros de temperatura, pH, condutividade, Oxigênio Dissolvido, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Demanda Química de Oxigênio, fósforo total, ortofosfato, nitrito, nitrato, amônia, dureza, alcalinidade, sólidos totais, sólidos dissolvidos e sólidos em suspensão, de acordo com a metodologia do Standard Methods for Examination of Water and Wastewater.

Os parâmetros aferidos in loco foram pH, oxigênio dissolvido, temperatura e condutividade, as demais amostras foram coletadas e colocadas em recipientes apropriados, conservadas, identificadas e encaminhadas ao laboratório de bioquímica da UNIARP, para as análises dos parâmetros restantes pelos acadêmicos.

Os resultados apresentam que o lago sofre com o lançamento de efluentes sanitários proveniente pelo sistema de drenagem pluvial do município, visto que a qualidade da água não atende os parâmetros estabelecidos pelas legislações vigentes. No entanto, o professor explica que é preciso desenvolver novos estudos para especificar essa interação e a partir do mesmo buscar alternativas para reverter a contaminação do lago das araucárias.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp