publicações / Notícias do Arquivo

22.11.2018

Acadêmicas de Agronomia participam de simpósio sobre Bioestimulantes



Entre os dias 12 e 14 de novembro de 2018 ocorreu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis-SC, o II Simpósio Latino-Americano sobre Bioestimulantes na Agricultura e IX Reunião Brasileira sobre Indução de Resistência em Plantas a Patógenos.

As acadêmicas do curso de Agronomia da UNIARP, Aline Granemann e Camila Moreira tiveram os seus resumos selecionados para publicação nos anais do evento, tendo como títulos “Bioestimulantes no tomateiro tutorado conduzido a campo” e “Bioestimulante Bluprins® como indutor de brotação na macieira Daiane”.

Os trabalhos foram orientados respectivamente pelos professores Leandro Hahn e José Luiz Petri, sendo resultados de pesquisas com a parceria entre EPAGRI, Estação Experimental de Caçador e a UNIARP. O resumo da acadêmica Aline Granemann foi selecionado para apresentação oral e concorreu ao prêmio Walkyria Moraes.

A pesquisa da acadêmica Aline foi realizada em uma lavoura comercial de Caçador, na safra de 2017/2018 com o hibrido Paronset®.  O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência de doses e formulações de bioestimulantes no desenvolvimento de tomateiros tutorados conduzidos a campo. Já o trabalho realizado pela acadêmica Camila, foi conduzido em Caçador-SC, durante o ciclo 2016/2017, e teve como objetivo avaliar o efeito de Bluprins® combinado com nitrato de cálcio e amônio na fenologia, na indução da brotação e na frutificação efetiva de macieiras ‘Daiane’.

Os bioestimulantes são substâncias derivadas de produtos naturais que contém substâncias bioati­vas e/ou microrganismos cuja função, quando aplicados em pequenas quantidades à planta, é estimular processos naturais para promover a eficiência do uso de nutrientes e a tolerância a múltiplos estresses, resultando de um modo geral em um aumento do rendimento das culturas e/ou na melhoria da qualidade dos produtos.

O evento visou estimular a discussão do uso destes produtos no país, integrar o conhecimento técnico-científico com as necessidades da produção industrial e viabilizar o diálogo entre estes setores, culminando no desenvolvimento de estratégias integradas a fim de potencializar a eficácia destes produtos em uso de longo prazo, levando em consideração as necessidades locais do setor produtivo.

Contou com palestras ministradas por profissionais experientes na área, trabalhando em distintas instituições nacionais e internacionais de países como Argentina, Chile, Equador, França, Espanha, Bélgica e Irlanda.

 

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp