publicações / Notícias do Arquivo

31.10.2016

Acadêmicos da UNIARP Fraiburgo realizam viagem de estudos



 

villaggio-3

Dia 26 de outubro acadêmicos da 2ª fase do curso de Administração da UNIARP, campus Fraiburgo, realizaram viagem de estudos a empresas dos municípios de Água Doce e Caçador. A atividade permitiu contextualizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Teoria da Administração I e II. Eles foram acompanhados pelos professores Sandra Bragagnolo, Ravel Ribeiro e pelo coordenador do curso, Prof. Me. Vilmar José Zaccaron.

A primeira empresa visitada foi a Vinícola Villaggio Grando, que tem seu terroir localizado no município de Água Doce, nos campos de altitude de Santa Catarina. O local possui características próprias para o desenvolvimento de vinhedos, que resultam em uvas de características únicas. Além de desfrutarem das belezas naturais do lugar, os acadêmicos conheceram o processo produtivo da Vinícola, que conta com 45 hectares de área produtiva. Através das explicações recebidas da enóloga responsável pela produção, foi possível perceber a importância da capacidade de resiliência de uma empresa que depende da natureza para manter a qualidade de seus produtos. Também se percebeu o quanto é importante a atualização dos profissionais e do quanto o conhecimento está agregado ao valor do produto. Nesse caso, foi possível visualizar a importância da gestão do conhecimento e do investimento em capital humano.

Num segundo momento, já na cidade de Caçador, os acadêmicos visitaram a empresa ADAMI S/A. Com quase 80 anos de história, a empresa está entre as líderes no mercado de embalagens de papelão, com participação de 4,58% do mercado nacional. É responsável por 18,36% do abastecimento da Região Sul. Ao se especializar na produção de embalagens de papelão para alimentos, atende a 35% da demanda nacional deste setor. No interior da empresa, os acadêmicos puderam perceber a Organização Racional do Trabalho e ver em funcionamento o equipamento que produz papéis destinados a embalagens, com capacidade de produção de 72 mil ton/ano. Também tiveram a oportunidade de identificar ações que envolvem a teoria da contingência associada a modernas técnicas de gestão.

As visitas proporcionam momentos de contextualização da teoria aprendida durante os estudos em sala de aula. “São atividades como essa, planejadas junto à coordenação do curso e financiadas pela UNIARP, que fazem a diferença na fixação dos conteúdos aprendidos. Nossas ações devem levar nossos estudantes a observarem a realidade e aprenderem de forma dinâmica e sistemática”, comenta a professora Sandra.

“Nos esforçamos para viabilizar esse tipo de atividade pois sabemos o quanto elas contribuem com a formação profissional de nossos acadêmicos e agradecemos as empresas por sempre abrirem as portas para a UNIARP realizá-las”, completa o professor Zaccaron.

villaggio adami-11 villaggio-1 villaggio-2 adami-10

 

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp