publicações / Notícias do Arquivo
Acadêmicos da UNIARP Fraiburgo realizam viagem de estudos
Dia 26 de outubro acadêmicos da 2ª fase do curso de Administração da UNIARP, campus Fraiburgo, realizaram viagem de estudos a empresas dos municípios de Água Doce e Caçador. A atividade permitiu contextualizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Teoria da Administração I e II. Eles foram acompanhados pelos professores Sandra Bragagnolo, Ravel Ribeiro e pelo coordenador do curso, Prof. Me. Vilmar José Zaccaron.
A primeira empresa visitada foi a Vinícola Villaggio Grando, que tem seu terroir localizado no município de Água Doce, nos campos de altitude de Santa Catarina. O local possui características próprias para o desenvolvimento de vinhedos, que resultam em uvas de características únicas. Além de desfrutarem das belezas naturais do lugar, os acadêmicos conheceram o processo produtivo da Vinícola, que conta com 45 hectares de área produtiva. Através das explicações recebidas da enóloga responsável pela produção, foi possível perceber a importância da capacidade de resiliência de uma empresa que depende da natureza para manter a qualidade de seus produtos. Também se percebeu o quanto é importante a atualização dos profissionais e do quanto o conhecimento está agregado ao valor do produto. Nesse caso, foi possível visualizar a importância da gestão do conhecimento e do investimento em capital humano.
Num segundo momento, já na cidade de Caçador, os acadêmicos visitaram a empresa ADAMI S/A. Com quase 80 anos de história, a empresa está entre as líderes no mercado de embalagens de papelão, com participação de 4,58% do mercado nacional. É responsável por 18,36% do abastecimento da Região Sul. Ao se especializar na produção de embalagens de papelão para alimentos, atende a 35% da demanda nacional deste setor. No interior da empresa, os acadêmicos puderam perceber a Organização Racional do Trabalho e ver em funcionamento o equipamento que produz papéis destinados a embalagens, com capacidade de produção de 72 mil ton/ano. Também tiveram a oportunidade de identificar ações que envolvem a teoria da contingência associada a modernas técnicas de gestão.
As visitas proporcionam momentos de contextualização da teoria aprendida durante os estudos em sala de aula. “São atividades como essa, planejadas junto à coordenação do curso e financiadas pela UNIARP, que fazem a diferença na fixação dos conteúdos aprendidos. Nossas ações devem levar nossos estudantes a observarem a realidade e aprenderem de forma dinâmica e sistemática”, comenta a professora Sandra.
“Nos esforçamos para viabilizar esse tipo de atividade pois sabemos o quanto elas contribuem com a formação profissional de nossos acadêmicos e agradecemos as empresas por sempre abrirem as portas para a UNIARP realizá-las”, completa o professor Zaccaron.
Imprensa Uniarp