publicações / Notícias do Arquivo

20.01.2020

Acadêmicos e professores da UNIARP participam de visitas no Chile



De 14 a 18 de dezembro de 2019, estudantes e professores dos cursos de Administração (campus Caçador) e do Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade participaram do 1º Intercâmbio de Estudos Internacionais. O intercâmbio teve como destino as cidades de Santiago, Valparaíso, Vina del Mar, Los Andes e Vale del Maipo, no Chile.

Durante o intercâmbio foram realizadas atividades de integração com indústrias e universidades, além de ampliar conhecimentos sobre a realidade de desenvolvimento econômico e social do país. Na viagem, foram visitados diversos pontos turísticos e não turísticos da Cidade de Santiago, Vinícola Undurraga, Viña del Mar e Valparaíso, e para Cordilheira dos Andes, incluindo Portillo.

Além disso, o grupo teve a oportunidade de se reunir e discutir propostas de pesquisa e cooperação internacional com os professores doutores: Yerko Cortes, da La Asociación Nacional de Directivos Superiores de Facultades de Administración, Negocios o Empresariales de Chile (ASFAE) e Isabel Torres Zapata, professora da Universidade de Santiago do Chile.

Saiba mais:

Dr. Yerko Cortes: Doutor em Educação e Engenheiro Comercial, com 18 anos de experiência em entidades públicas e privadas na gestão e coordenação de projetos de Educação. Experiência em Empreendedorismo e Inovação e economia curricular. Bolsista da Babson College SEE-Chile. Responsável pelo gerenciamento de projetos de P&D em Educação, Saúde e Ciências Básicas, áreas produtivas e tecnologia. Coordenador de grupos de trabalho público-privados e vinculação de universidades, empresas e governo. Experiência acadêmica e de pesquisa como professor universitário há mais de 15 anos, nas Universidades do Chile, Concepcion, Valparaíso, Santo Tomás, Católica el Norte.

 

Dra. Isabel Torres Zapata: Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Leipzig, Alemanha. Mestrado em Gestão Internacional pela Universidade de Zaragoza, Espanha. Bacharel em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Santiago de Chile. Atua na Universidade de Santiago do Chile, nas áreas de Finanças, Mercado de Capitais, regulações internacionais e contabilidade.

 

 

 

O CHILE

Estimativas do ano de 2009 informam que o Chile detém uma população de aproximadamente 16,9 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 756.945 km2. Etnicamente, o povo chileno tem sua origem a partir da mistura entre ameríndios e espanhóis, representando 95% da população do país.

Com aproximadamente 6 milhões de habitantes, a capital Santiago abriga cerca de boa parte da população nacional. O Chile, apesar de estar longe de atingir uma condição semelhante a dos países centrais em qualidade de vida, em razão das desigualdades sociais, apresenta um dos melhores indicadores sociais de toda América Latina.

Assim como a população, a atividade agrícola chilena concentra-se na parte central do país, cuja característica climática é mediterrânea. Isso possibilita o cultivo de culturas comuns a lugares de clima mediterrâneo, como: uvas e azeitonas, as quais servem como matéria-prima para a produção de vinho e azeite.

O subsolo chileno é rico em recursos minerais, especialmente em cobre, tendo em vista que cerca de 38% das jazidas mundiais encontram-se no país. Esse fato resulta na posição de primeiro lugar em produção desse minério em escala mundial.

No setor industrial, o Chile concentra o seu polo nas proximidades de sua capital, e principal centro do país, Santiago. A produção industrial está ligada, em geral, à produção primária, como indústria de alimentos, têxtil e beneficiamento de minérios.

Outra fonte de receita que reforça a economia chilena é o setor turístico, que figura como uma das mais promissoras atividades econômicas do país. O Chile oferece boas opções de turismo, dentre elas, as que mais se destacam são: o balneário de Viña del Mar, além da região dos Lagos Andinos.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/chile-1.htm

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp