publicações / Notícias do Arquivo

26.06.2018

Acadêmicos realizam análise da qualidade da água do Rio Veado



Os acadêmicos Juliano Tasta Bisotto e Milena Dallai do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIARP, com orientação do professor Roger Francisco Ferreira de Campos realizaram a análise da qualidade da água do Rio Veado – um dos afluentes do Rio do Peixe.

O trabalho foi o primeiro estudo que buscou analisar a interação da influência do uso e ocupação do solo na qualidade da água do Rio Veado entre os municípios de Caçador e Rio das Antas – mediante as atividades antrópicas que são desenvolvidas no percurso do rio.

O estudo foi realizado em cinco pontos amostrais, onde foram analisados os parâmetros de temperatura, pH, condutividade, Oxigênio Dissolvido, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Demanda Química de Oxigênio, fósforo total, ortofosfato, nitrito, nitrato, amônia, dureza, alcalinidade, sólidos totais, sólidos dissolvidos e sólidos em suspensão, de acordo com a metodologia do Standard Methods for Examination of Water and Wastewater.

Os parâmetros aferidos in loco foram pH, oxigênio dissolvido, temperatura e condutividade, as demais amostras foram coletadas e colocadas em recipientes apropriados, conservadas, identificadas e encaminhadas ao laboratório de bioquímica da UNIARP, para as análises dos parâmetros restantes pelos acadêmicos.

Os valores obtidos no estudo serão comparados com as legislações ambientais vigentes, como também será desenvolvido um artigo do estudo e o mesmo será publicado em revista cientifica na área de ciências ambientais.

Coleta da amostra no rio que é um afluente do Rio do Peixe

 

 

Figura 1. Coleta da amostra no rio do estudo;

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp