publicações / Notícias do Arquivo

21.06.2019

Acadêmicos aprendem mais sobre construções rurais em visita técnica



Acadêmicos do curso de Agronomia da UNIARP visitaram duas fazendas em Catanduvas-SC no dia 18 de junho, junto com a professora Gabriela Cassol. Nas visitas, os acadêmicos tiveram conhecimento prático sobre as instalações de suínos e vacas de leite, o que vem de encontro com a disciplina de Construções Rurais.

Uma das visitas foi realizada na Fazenda AgroOmizzolo, onde foi possível acompanhar a execução das obras para suínos, como os dois barracões para 2 mil porcos, a administração, as composteiras e as esterqueiras. Também pode-se verificar o método construtivo como os materiais e a sua forma de aplicação.

A outra visita foi realizada na Fazenda Catanduvas. A turma foi recebida pelos donos da propriedade, Maíra e Jorge Luiz Gregório, um casal, que trouxe tecnologia aliada a humanização. A Fazenda conta com 100 funcionários, com instalação para suínos, aves de matriz, vaca de leite manual e robotizada, e este último foi o que nos levou a realizar a visita.

A instalação para as vacas de leite robotizada, surge como um grande aliado para a produção, trazendo ganhos em relação ao acompanhamento preciso do animal. Hoje o projeto consta com dois robôs, que funcionam 24 horas, sendo que pretendesse instalar mais seis robôs nos próximos anos devido ao sucesso do projeto. “Os proprietários frisaram muitas vezes que o maior ganho foi na qualidade de vida dos seus funcionários, sendo a maioria mulheres do qual nunca tiveram contato com vacas de leite, e além disso, com a modernização no uso do robô os funcionários trabalham apenas em horário comercial”, destaca a professora.

A acadêmica Luyzy Marchioro de Moura comenta que nas visitas foi possível ver na prática o trabalho de uma criação e suínos. “Na outra fazenda, creio que todos saíram de lá “anestesiados” com tanta informação e deslumbrados com a tecnologia. Foi uma aula não só de vaca de leite, empreendedorismo, atitude, coragem, inovação, mas também de humanidade, ética, profissionalismo, amor pelo trabalho que exerce e humildade”, relata. “A proprietária fez questão de frisar a importância da gestão de pessoas, de saber lidar com os funcionários, por que isso reflete automaticamente no trabalho com os animais. A energia positiva, o entusiasmo dela, o brilho dos olhos falando com tanta paixão do seu trabalho, me fez crer ainda mais, que nós mulheres somos capazes de trabalhar com o que quiser e onde quiser, basta termos coragem, audácia e humildade”, completa.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp