publicações / Notícias do Arquivo
Horta escolar usa água da chuva em projeto de acadêmico
O acadêmico Miguel Ricardo Petri Rambo do curso de Agronomia da UNIARP implantou um sistema de coleta de água da chuva e irrigação por gotejamento na horta escolar da Escola de Educação Básica Municipal Castelhano.
Uma tubulação com filtros foi montada na cobertura da escola e toda a água da chuva é direcionada para uma caixa. A água armazenada é usada para irrigar alface, repolho, temperos verdes e outras hortaliças produzidas sem agrotóxicos.
O trabalho contou com apoio da Secretaria Municipal de Educação e também de agricultores que doaram os materiais necessários.
O projeto do acadêmico foi apresentado como requisito para obtenção da Bolsa do PAEC do curso de Agronomia, sob orientação do professor Amador Tomaselli.
Em 2015 a mesma escola foi beneficiada com o projeto Horta na Escola onde Miguel realizou a construção de uma horta no ambiente escolar. “Em 2016 apliquei um projeto com o intuito de incentivar o consumo de hortaliças na merenda escolar. E, em 2017 iniciei o projeto de captação de água da chuva para irrigação da horta escolar. O objetivo é aumentar a produtividade da horta de forma sustentável”, relata o acadêmico.
“Em dias chuvosos a água é estocada na caixa para utilização nas hortaliças em dias de estiagem. Para isso, é necessário apenas abrir o registro, pois foi implantando um sistema de mangueiras para distribuição da água e uso do gotejamento em toda horta”, explica. “Aproveito para agradecer todos que ajudaram neste projeto, como a Secretaria de Educação, a direção da escola, os produtores e também a UNIARP e o curso de Agronomia que sempre incentivam a gente a realizar projetos para beneficiar a comunidade”.
Na tarde desta quinta-feira (06), a secretária Municipal de Educação, Josete Maria de Lemos Estrowispy esteve na escola conhecendo de perto do trabalho.
Voluntário
Miguel é voluntário da escola e cuida inclusive de toda a parte da jardinagem. Seus dois filhos estudam na escola Castelhano e ele vê o trabalho como uma forma de retribuição. “É importante este envolvimento. Como pai, quero a melhor educação para meus filhos e em troca, ajudo a escola”, salienta.
Imprensa Uniarp