publicações / Notícias do Arquivo
Uso de celular ao volante aumenta em 400% risco de acidentes
Na programação da Semana do Trânsito de Caçador, a Guarda Municipal, em parceria com a UNIARP e DCE promoveram dia 21 de agosto a palestra: “Dirija online e fique offline”. O evento foi realizado no Auditório da Reitoria e contou com a participação de acadêmicos e professores do curso de Direito.
A palestra foi ministrada por Evandro Rodrigues da Guarda Municipal de Rio do Sul. Ele repassou informações sobre os riscos do uso do celular no trânsito.
Estudo de 2015 realizado pelo American Automobile Association Foundation for Traffic Safety aponta que ao usar o celular o motorista fica em média quatro segundos sem olhar para a via. A uma velocidade de 90 km por hora, esse tempo é suficiente para percorrer um espaço equivalente a um campo de futebol.
O Centro Médico Cohen Children’s Medical Center, de Nova York, revelou um estudo mostrando que o manuseio do celular ao volante já mata mais jovens nos Estados Unidos do que acidentes envolvendo o consumo de álcool e também a instituição RAC Foundation do Reino Unido constatou que um condutor que dirige enquanto digita uma mensagem, atrasa em 35% o tempo de resposta, reação três vezes mais lenta que um motorista embriagado. Já a Universidade de Utah mostrou que a prática eleva em até 400% o risco de acidentes.
Infração gravíssima
Em 2016, após a publicação da Lei Federal 13.281, as multas para esse tipo de infração sofreram reajustes, ficaram mais caras e passaram a ser consideradas gravíssimas. O motorista flagrado utilizando o aparelho enquanto dirige recebe sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.
Essa medida, entretanto, não deve ser vista apenas como uma punição, mas um alerta aos motoristas que ao usarem o celular colocam sua vida e de outras pessoas em perigo. Nos dias de hoje, o motorista não está apenas sujeito a distrações das ligações telefônicas os smartphones e seus múltiplos aplicativos de conexão a distância atraem a atenção por meio do acesso a redes sociais.
Imprensa Uniarp