publicações / Notícias do Arquivo

15.06.2018

Aula prática na Pós-Graduação MBA em Lean Manufacturing



Dias 08 e 09 de junho o professor Leomar dos Santos trouxe sua experiência e conhecimento para alunos do MBA em Lean Manufacturing da UNIARP. Na aula, os alunos realizaram atividades práticas na disciplina de Lean I – Mapeamento do Fluxo de Valor.

O professor Leomar dos Santos é doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento. É diretor da Atuação Empresarial Ltda., atua com consultoria em Gestão do Conhecimento e de Negócios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: Logística, Gestão do Conhecimento, Administração Geral e Tecnologia da Informação e Comunicação.

 

 

A revolução Lean

A filosofia Lean assume-se como uma revolução que tem o potencial de melhorar, efetivamente, a capacidade produtiva de qualquer empresa. Lean Manufacturing contribui com um conjunto de medidas e ferramentas adotadas como resposta à enorme crise atual e a necessidade das empresas de todo e qualquer ramo de especificação se tornar competitiva ao mercado.

Os conceitos inerentes à filosofia regem-se, basicamente, pela eliminação dos desperdícios existentes tendo como consequência direta o aumento da produtividade e da eficiência nas linhas produtivas. Para implementar esta filosofia, o principal ponto inicia-se na necessidade de compreender perfeitamente como efetivamente opera todo o processo produtivo atualmente, pois só assim conseguirá perspectivar hipotéticas de melhorias. Em seguida, constatar o que de fato os clientes consideram como mais-valias no produto, tentando ir ao seu encontro. Por último, não ter medo de melhorar. É neste sentido, que surgem as metodologias Lean, como ferramentas na detecção e eliminação de desperdícios.

O estudo dos métodos e dos tempos como principais fontes de informação relativamente ao estado atual das empresas e o mapeamento de fluxo de valor como ilustração simplificada, permitindo compreender e identificar os desperdícios existentes. Como metodologias para elimina-los, surge a filosofia dos 5´S que visa a organização geral das linhas produtivas, e padronização dos postos de trabalho e da própria empresa. O método Kanban, como o principal revolucionário do pensamento produtivo, contribuindo para a fluência das linhas produtivas num misto de equilíbrio e de eficácia produtiva.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp