publicações / Notícias do Arquivo
Aulas práticas nas empresas Sincol e Temasa
Estudantes do MBA em Lean Manufacturing da UNIARP fizeram duas novas visitas técnicas nas empresas de Caçador. Dia 20 de julho visitaram a empresa Sincol S/A Ind. e Comercio e dia 21, a empresa Temasa Móveis. Nas visitas, foram acompanhados pelo professor Luiz Carlos Meireles, que ministrou as aulas da disciplina de Lean II – Fluxo Contínuo.
Na Sincol, os estudantes visitaram o processo de produção de portas para mercado interno, com foco nas ferramentas do Lean Manufacturing que já estão implantadas na empresa. “Durante a visita foi possível verificar na prática todo o conteúdo visto em sala, através dos exemplos de fluxo contínuo existentes na empresa entre outras ferramentas como o kanban, que é uma forma de implementar a lógica da puxada na produção através de cartões, onde visa uma produção Just in Time”, explica o professor Luiz. A empresa Sincol está com o Lean implantado desde de 2010.
Na empresa Temasa Móveis, os estudantes visitaram todo o processo de produção de móveis e iniciaram a atividade avaliativa da disciplina, na montagem de um dos componentes dos móveis fabricados na empresa. Também fizeram a coleta e análise do estado atual do processo e após, desenvolveram a situação futura com a aplicação de técnicas para obtenção de fluxo contínuo. “Com a implantação dessa situação futura eles puderam observar os ganhos obtidos: a) Redução de estoque intermediário; b) Aumento de produtividade; c) Redução de movimentação; d) Padronização das atividades; e) Redução de esforço repetitivo; e f) Redução de lead time”, comenta o professor.
O professor Me. Vilmar José Zaccaron, coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu, faz um agradecimento especial as empresas Sincol e Temasa pela oportunidade concedida aos alunos da Pós-graduação MBA Lean Manufacturing da UNIARP. “Sem dúvida foi um momento marcante para o curso. Aproveito para agradecer também o professor Luiz pela programação e organização geral das visitas, pois através delas os alunos puderam novamente vivenciar duas realidades práticas de aplicação das ferramentas Lean, fato que oportunizou uma significa agregação de conhecimentos para eles”, salienta.
Imprensa Uniarp