publicações / Notícias do Arquivo

25.09.2018

Campanha coleta mais de sete quilos de medicamentos vencidos



A UNIARP, por meio da Farmácia Escola disponibilizou no Centro Administrativo e Reitoria uma caixa para coleta de medicamentos vencidos. Outro ponto de coleta é na Farmácia Escola. Os medicamentos vencidos são levados até a Farmácia do SUS e de lá, são encaminhados para uma empresa gerenciadora de resíduos. A Campanha do Descarte Correto de Medicamentos já recebeu mais de sete quilos de medicamentos vencidos.

A destinação correta dos medicamentos vencidos ou sem utilização no Brasil ainda é um desafio. Embora a Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada em 2010, tenha previsto que os produtos inservíveis sejam devolvidos aos seus produtores originais, isso não acontece da forma devida na realidade. Seja por falta de informação das pessoas ou pela ausência de um sistema definido de logística reversa no País.

A professora Talita Granemann, coordenadora da Farmácia Escola da UNIARP explica que medicamentos vencidos, na maioria das vezes, acabam indo para o lixo comum, para a pia ou para o vaso sanitário. “É comprovado que o impacto que os resíduos de medicamentos causam ao meio ambiente é um grave problema. Ao descartar os medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, você estará contribuindo, mesmo sem saber, com um grave problema de saúde pública”, alerta.

 

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp