publicações / Notícias do Arquivo
Clínica da UNIARP realiza atendimentos gratuitos
Na Clínica são realizadas aulas práticas e atendimentos para a comunidade através de Projeto Social e estágios supervisionados obrigatórios; anualmente são realizados mais de 9 mil atendimentos
A Clínica Escola de Fisioterapia da UNIARP realiza atendimentos filantrópicos para toda a comunidade, além de garantir o aprendizado prático aos acadêmicos do curso de Fisioterapia. Os atendimentos de 2018 já iniciaram e são realizados sempre com a supervisão de professores especialistas nas áreas de atuação da Clínica.
Os estágios são divididos em três grandes áreas: Comunitária, Clínica Escola e Hospitalar, as quais subdividem-se em Dermatofuncional, Ortopedia/Traumatologia, Multidisciplinar, Fisioterapia Aquática, Neurologia, ESF e Cardiorrespiratória, além do projeto Clínica Escola de Fisioterapia UNIARP para a Comunidade.
Estão aptos para receber atendimento pessoas de qualquer idade, com o devido encaminhamento médico. O atendimento é gratuito. O agendamento deve ser feito com antecedência e após triagem com assistente social da Universidade, a qual acontece nas sextas-feiras das 13h30min às 16h30min na Clínica Escola. SERVIÇO: Mais informações (49) 3561-6249
Documentos para a triagem social: Cópia do encaminhamento médico e dos exames, comprovante de renda, comprovante de residência, CPF ou RG. O próprio paciente deve vir fazer a triagem, e no caso de menor de idade, os pais deverão comparecer.
Projeto social: Além dos atendimentos realizados nos estágios, a comunidade é atendida também no projeto “Assistência Fisioterapêutica para a Comunidade”. O atendimento é exclusivo para pessoas carentes e sempre com prescrição médica. O projeto tem como objetivo geral possibilitar o acesso da comunidade carente do município ao serviço de fisioterapia em sua dimensão clínica e ambulatorial.
O Projeto foi criado para atender a lista de espera dos estágios curriculares e garantir mais um serviço de qualidade para a comunidade caçadorense. Os acadêmicos de Fisioterapia, com a supervisão de professores, realizam atendimentos nas áreas de ortopedia, traumatologia, desportiva e neurologia. Em 2016 o projeto, coordenado pela professora Daniela dos Santos, realizou 377 atendimentos.
Conheça as áreas de atendimento da Clínica
Cardiorrespiratória: O Estágio Hospitalar propõe-se a prevenção e tratamento dos distúrbios cardiopulmonares agudos ou crônicos de todas as idades. Dentre os objetivos estão a melhoria da eficiência ventilatória, a redução da sobrecarga dos músculos respiratórios; melhora do condicionamento físico; educação do paciente quanto a respiração correta, prevenção de doenças e redução da sintomatologia. O fisioterapeuta tem papel fundamental, e atua através de exercícios respiratórios e atividade física em patologias como a asma, DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica), pneumonia, derrame pleural, IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) e HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica).
Multidisciplinar: O Estágio Multidisciplinar visa proporcionar ao acadêmico contato com patologias e pacientes de diversas áreas de atendimento. Neste semestre o estágio contará com atendimentos e atividades em grupo de pacientes com diagnóstico de Parkinson. Outra patologia que será abordada será o Câncer de Mama. As pacientes virão para a clínica escola para reabilitar amplitude de movimento, diminuir dor e recuperar a funcionalidade.
Ortopedia e Traumatologia: Essa área da fisioterapia tem suma importância na prevenção e no tratamento de distúrbios musculoesqueléticos, osteomiarticulares e tendíneos, atuando também, na reabilitação aos pacientes em casos pré e pós-operatórios decorrentes de traumas ou lesões crônicas. O tratamento visa devolver a máxima funcionalidade ao paciente, reduzindo quadro doloroso e alterações encontradas no sistema motor e sensitivo. São diversas as patologias tratadas nessa área da fisioterapia: pós-operatório de qualquer articulação; hérnia de disco; osteoartrose; tendinites; fraturas; alterações posturais; quadro doloroso de qualquer articulação; contraturas e estiramentos musculares.
Neurologia: O estágio Comunitário na clínica escola, abrange atendimentos a pacientes com patologias neurológicas como: Acidente Vascular Cerebral, Paralisia cerebral, Parkinson, Alzheimer, Distrofia muscular progressiva, Síndrome de Down entre outras, incluindo amputados.
Dermatofuncional: Público alvo: Homens e mulheres com problemas dermatológicos, de todas as idades. A fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade que utiliza recursos fisioterapêuticos no tratamento estético, embasados cientificamente. Os fisioterapeutas dermatofuncionais são profissionais especializados que promovem estudos científicos de todas as aplicações e ações terapêuticas. Esta especialidade foi reconhecida pelo COFFITO, através da resolução 362 e oferece tratamentos de disfunções estéticas e funcionais da pele (facial e corporal). O fisioterapeuta dispõe de técnicas específicas para assegurar e potencializar resultados efetivos de tratamento sem causar danos à saúde com riscos menores, promovendo a melhora da sua saúde e do seu bem-estar, elevando a autoestima e contribuindo ao equilíbrio emocional, resultando em uma melhor qualidade de vida.
Tratamentos realizados– Dermatofuncional estética: Limpeza de pele, Redução de medidas, Remodelagem corporal, Tratamento de estrias, Tratamento de gordura localizada, Tratamento para flacidez facial e corporal, Rejuvenescimento Facial (Rugas e linhas de expressão), Dermatofuncional reparadora, Pré e pós-operatório de cirurgias plásticas, Tratamento de psoríase.
Técnicas utilizadas- Peelings de Cristal e Diamante/Peelings Químicos, Eletroestimulação Facial, Estimulação Russa, Radiofrequência, Carboxiterapia, Ultrassom, Fototerapia (Laser), Bandagem Fria, Massagem Modeladora, Drenagem Linfática Manual (facial e corporal), Gomage e Hidratação da Pele, Endermologia, Eletrolipólise, Corrente Aussie/Russa, Eletrolifting/Microgalvanopuntura, Cosméticos.
Imprensa Uniarp