publicações / Notícias do Arquivo

26.03.2019

Conferências ampliam conhecimentos de acadêmicos



As conferências contam com a participação de acadêmicos do curso de Medicina e também são abertas aos acadêmicos de todos os cursos da Universidade

A UNIARP, por meio do curso de Medicina organizou uma programação de conferências com profissionais de Caçador e região.  As conferências contam com a participação de acadêmicos do curso de Medicina e também são abertas aos acadêmicos de todos os cursos da Universidade. Elas acontecem regularmente nas segundas e quartas-feiras e contam com lista de presença e certificado de horas complementares de até três horas por momento.

O professor Emyr Hiago Bellaver, coordenador adjunto do curso de Medicina da UNIARP explica que os momentos de conferência do curso de medicina, têm por objetivo aprofundar assuntos relativos as semanas típicas do calendário acadêmico do curso, fazendo menção a tópicos que não são tão aprofundados durante a semana, mas que sem dúvida, são de extrema importância para o conhecimento acadêmico.

Dia 11 de março a conferência foi realizada pela professora e doutoranda Paula Xavier, enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município de Caçador. Ela falou sobre o diagnóstico de Saúde no Município de Caçador, com o objetivo de apontar aos acadêmicos a situação de saúde do município.

Durante a conversa, a professora Paula apresentou aos acadêmicos uma breve estruturação da saúde no município e estatísticas da Vigilância Epidemiológica no quesito de morbidade e mortalidade, índices de gravidez, perfil do recém-nascido e doenças de agravos e notificação, além de ressaltar a importância do conhecimento da ferramenta do mapa epidemiológico para o efetivo planejamento e avaliação das ações em saúde para melhorar a qualidade de vida da população.  

No dia 14 de março o hipnoterapeuta e integrante do Sindicato dos Parapsicólogos Clínicos de SC (SINPASC 355), Alison da Silva abordou o tema “Hipnose como prática integrativa da saúde”. Ele falou sobre a teoria da hipnose, exemplificando seu uso no tratamento da dor, ansiedade e outros distúrbios físico e emocionais, além de enfatizar o uso de terapias integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde e a importância da interprofissionalidade para um tratamento efetivo ao paciente.

Na sequência da programação, dia 18 de março foi realizada a conferência: “A importância das equipes multiprofissionais no serviço público” em forma de sala de visitas. Foi conduzida pela professora Erci Bohrer, enfermeira gestora dos projetos do Ministério da Saúde. A conferência contou ainda com a participação dos profissionais da odontologia, representados pelo também professor Regis Fabiano de Oliveira (Cirurgião dentista da Prefeitura Municipal de Caçador), pela psicóloga Edilaine Casaletti (integrante do Centro de Atenção Psicossocial) e pela assistente social integrante do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) Cristiane Santin.

O objetivo do encontro com os acadêmicos foi demonstrar a importância da equipe multidisciplinar no atendimento humanizado e centralizado ao paciente. A integração dos acadêmicos na sala de visitas deu-se através de questionamentos levantados pelos mesmos e relacionados com o trabalho em equipe, o papel de cada profissional dentro do serviço público e o elo que cada um destes constrói com os profissionais da medicina.

No dia 20 de março o professor mestre Clayton Zanella realizou a conferência: “Mapa da rede do município” com o objetivo de apresentar aos acadêmicos todo o mapeamento social incluindo serviços, projetos, programas e equipamentos estatais que compõem a rede de atendimento a criança, mulher, idoso e portadores de necessidades especiais do município de Caçador, priorizando as políticas públicas de assistência social, educação e saúde.

A conferência será dividida em dois momentos para que os acadêmicos possam conhecer e aprender sobre a dinâmica do tecido social destes programas conhecendo suas atribuições, projetos, serviços, como deve ser feito os atendimentos e o trajeto que estas famílias cursam dentro dos dispositivos de assistência social. 

 

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp