publicações / Notícias do Arquivo

16.03.2020

Covid- 19: Suspensas aulas presenciais na UNIARP e Colégio de Aplicação



A Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe informa que, a partir desta terça-feira, dia 17, até dia 29 de março estão suspensas as atividades presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado e também as aulas do Colégio de Aplicação. Para os acadêmicos dos cursos à distância, as atividades estão mantidas normalmente.

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou o sétimo caso do novo coronavírus (Covid-19), nesta segunda-feira, 16. Trata-se de uma paciente atendida no município de Florianópolis.

A melhor forma de frear o avanço do coronavírus é a prevenção:

–  Caso o paciente apresente os sintomas da doença, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, deve procurar atendimento em uma unidade básica de saúde. Lá os agentes de saúde farão o devido encaminhamento, se necessário, e darão as orientações em relação ao tratamento.

– Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136, do Disque Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

– Somente serão transferidos para UPAs ou hospitais pacientes em estado mais grave. Os sintomas do coronavírus são semelhantes ao de gripe e a recomendação para quem não tiver o caso agravado é que fique em isolamento e monitoramento em casa.

– Idosos e pessoas com doenças crônicas evitem ir a eventos fechados a locais com aglomeração

– Evite viajar se estiver com febre ou tosse;

– Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza);

– Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel;

– Evite tocar os olhos, nariz e boca;

– Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente;

– Se você ficar doente durante uma viagem, procurar imediatamente a tripulação ou equipe médica de bordo;

– Na viagem, evite a ingestão de alimentos de procedência duvidosa ou inadequadamente preparados;

– Evite o contato com animais silvestres ou animais doentes.

A medida preventiva justifica-se como forma de evitar a disseminação do coronavírus.

Fonte: Governo do Estado de SC

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp