publicações / Notícias do Arquivo
Curso de Farmácia da UNIARP comemora 20 anos
O curso forma o Farmacêutico generalista, ou seja, aquele que está habilitado para trabalhar em 135 especialidades diferentes
O curso de Farmácia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) celebra 20 anos de criação. O curso foi criado dia 20 de dezembro de 2000 pela Resolução do CONSUN 28/2000/CDR com Ato de reconhecimento: CEE 137/2003. O curso de Farmácia da UNIARP forma o Farmacêutico generalista, ou seja, aquele que está habilitado para trabalhar em 135 especialidades diferentes, desde análises clínicas, manipulação de medicamentos e cosméticos, clínica Farmacêutica, alimentos, Farmácia hospitalar, farmácia comunitária, saúde estética, entre outros.
A professora Talita Regina Granemann Nunes, coordenadora do curso de Farmácia explica que para formar um profissional habilitado para atuar em tantas áreas diferenciadas, o curso foi cuidadosamente estruturado por estratégias pedagógicas que permitem o acadêmico ser o protagonista do aprendizado, além da diversificação dos cenários de práticas distribuídos nas disciplinas e estágios.
Segundo ela, o novo currículo para formação farmacêutica proposta pelo curso apresenta uma abordagem voltada ao cuidado em saúde e menor foco tecnicista, voltados para o diagnóstico e o tratamento. “Os novos currículos devem articular e identificar conteúdos como indicativos de interdisciplinaridade e trabalho em equipe entre os conhecimentos das diferentes áreas. Assim, o curso de Farmácia da UNIARP atua para formar profissionais seguros de suas habilidades, desenvolvendo neles o senso crítico, uma vez que a questão não é ter acesso à informação, mas como se faz uso dela, para que o farmacêutico possa contribuir com a melhoria da qualidade de vida de usuários de medicamentos”, afirma.
O curso de UNIARP tem a melhor estrutura da região, com laboratórios modernos e com simuladores, Farmácia Escola de Manipulação, projetos de pesquisa e extensão, além de professores altamente qualificados.
Outra importante e recente conquista do curso de Farmácia da UNIARP foi o conceito 4 no ENADE e CPC 2019. “Isso fortalece mais ainda a qualidade construída ao longo destes 20 anos”, salienta.
No curso, 65% das disciplinas contém aulas práticas. Nos estágios a partir da terceira fase, proporcionam vivência das áreas de atuação do Farmacêutico.
Atos legais do curso:
Criação do curso: 20 de dezembro de 2000.
Resolução do CONSUN 28/2000/CDR
Ato de reconhecimento: CEE 137/2003
Ato de renovação de reconhecimento: Resolução CEE nº 088/2008 – Decreto nº 1598/2008 – DOSC nº 18422 de 12.08.2008
Ato de renovação de reconhecimento: Parecer 81/2015; Res. 43/2015; Decreto 344/2015 – DOSC 20136 de 03.09.201
Número de Vagas: Uma entrada anual com 50 vagas
Conceito preliminar de Curso e Conceito de Curso (2019): 4
Resultado ENADE (2019): 4
Protocolos de Compromisso, Termos de Saneamento de Deficiência, Medidas Cautelares e Termo de Supervisão, quando houver: Não se aplica.
Turnos de Funcionamento do Curso: Noturno com aulas aos sábados.
Gratidão e orgulho
Depoimento Profa. Dra. Claudriana Locatelli
“O curso de farmácia foi criado na instituição no ano de 2000 e iniciou com sua primeira turma no primeiro semestre do ano de 2001. Iniciei como professora do curso na primeira turma em julho de 2001, na segunda fase do curso, com a disciplina de bioquímica. Lembro da minha apreensão e nervosismo ao entrar na sala e ver aqueles rostinhos intrigados com a primeira professora farmacêutica que ministraria aula para a turma.
Com o tempo criamos laços e juntos construímos a disciplina da melhor maneira. Desde minha primeira aula no curso já se passaram quase 20 anos, mas posso dizer que lembro com alegria de cada um que por mim passou e me sinto orgulhosa em ver o sucesso dos profissionais que por nós foram formados.
Todos os egressos da instituição hoje encontram-se estabelecidos nas mais diversas especialidades da profissão. Encontramos eles em farmácias de dispensação, homeopatia, manipulação, farmácia hospitalar, laboratório de análises clínicas, saúde pública, estética e até atuando nas terapias integrativas e complementares, como acupuntura e na docência. Nestes 20 anos o curso passou por diversas transformações, mudanças de matriz curricular, implantação de novos laboratórios, abertura da Farmácia Escola na área de dispensação, que por questões burocráticas precisou ser fechada após o estágio da terceira turma, mudanças de coordenação e mudança quase total no corpo docente.
No início os professores que ministravam disciplinas especificas para formação farmacêutica precisavam vir de outros locais como Florianópolis e Curitiba.
Com o tempo conseguimos formar um grupo de docentes locais empenhados, dedicados e que buscaram o seu melhor. A dedicação de todos, coordenadores do curso, professores e egressos que passaram ao longo destes anos possibilitaram o reconhecimento local e regional do curso, hoje como o melhor curso da região com nota 4 (de 5) no Enade.
Para conseguirmos atingir a meta de excelência do curso visualizei inúmeras mudanças ao longo destes 20 anos, em especial no quadro docente, o qual hoje é composto basicamente por mestres e doutores, extremamente comprometidos, além de investimentos em laboratórios, busca de novos locais de estágio e implantação de uma Farmácia Escola na área de manipulação muito bem estruturada.
Sinto muito orgulho em fazer parte deste grupo que construiu o curso de Farmácia na instituição UNIARP, e de todo retorno regional que ele trouxe, dos profissionais que por nós passaram e que estão no mercado de trabalho nos dando orgulho.
Gratidão e orgulho é o que sinto por fazer parte do quadro docente do curso de farmácia da UNIARP por quase 20 anos. Parabenizo o curso e a instituição por acreditar na capacidade de todos nós e investir em melhorias a cada ano”.
Imprensa Uniarp