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11.05.2020

COVID-19: PESQUISA IDENTIFICA REFLEXOS DO ISOLAMENTO NAS EMPRESAS CAÇADORENSES



Em pesquisa aplicada no mês de abril com empresários formais e informais da região do meio oeste de Santa Catarina, incluindo 52 empresas Caçadorenses, de todos os portes e setores de atuação, buscou-se identificar os reflexos do isolamento social causado pela Covid-19 no desempenho das empresas.

O estudo foi realizado pelo Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Social, Inovação e Gestão, vinculado ao Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade da Uniarp e ao Curso de Administração, Campus Caçador, sob liderança dos professores Dr.ª Ivanete Schneider Hahn e Dr. Anderson Antônio Mattos Martins. A pesquisa contou com a participação da mestranda Aline Ceccatto e da estudante do curso de Administração, Julia Bianchi.

Das empresas participantes, 88% possuem registro formal de empresa, e 12% são empresas informais. 82% das empresas suspenderam (totalmente ou parcialmente) as atividades devido a necessidade de isolamento social durante o Covid-19. Destas, mais de 67% tiveram suspensão total ou grande parte das atividades durante o período.

Quanto as respostas das empresas ao isolamento social, verificou-se que 28,8% utilizaram-se da estratégia de férias coletivas, 25% dispensaram os funcionários sem alguma decisão específica, e 17,3% mudaram para regime de home office. Apenas 5,8% das empresas participantes afirmaram ter efetuado demissões. Contudo, 80,8% dos empresários afirmaram ter dificuldades financeiras para iniciar um negócio (ou investir em um novo produto) no atual cenário econômico.

Em relação a percepção geral do desempenho das empresas, os resultados mostraram que o isolamento social trouxe para a maioria das empresas diminuição no crescimento de vendas (73,1%) e diminuição da lucratividade da empresa (75%). Além disso, 36,8% das empresas perceberam aumento na inadimplência. Em contraponto, as medidas adotadas pelas empresas mostraram um impacto positivo na reputação das empresas, haja vista que 46,1% das empresas afirmam que sua reputação melhorou.

Por fim, 75% das empresas afirmam que foram negativamente impactadas pelo Covid-19, ao contraponto de 17,3% que afirmam terem tido seus negócios beneficiados pelo Covid-19.

De acordo com a Prof.ª Dr.ª Ivanete Schneider Hahn, os resultados permitem inferir que, ao menos no primeiro momento, há um esforço grande dos empresários em não fazer demissões, e em buscar alternativas para manter seus negócios. Além disso, verificou-se a importância da utilização dos canais de vendas online, haja vista que, as empresas que já se utilizam deste canal de vendas, tiveram seu desempenho menos impactado.

Cabe aqui ressaltar, que este panorama, pode mudar ao longo das semanas, e ter mudanças positivas ou negativas, de acordo com as decisões do governo federal, estadual e municipal.

Os gráficos:

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp