publicações / Notícias do Arquivo

06.03.2020

Caçador promove o 3° Encontro Estadual de Trauma



Participam 31 duplas de socorristas dos bombeiros voluntários, bombeiros militares, SAMU e equipe da aeronave Arcanjo; evento com o apoio da UNIARP

A cidade de Caçador recebe de hoje até domingo (08) socorristas dos bombeiros voluntários, bombeiros militares, SAMU de várias cidades do Estado, além da equipe da aeronave Arcanjo no 3° Encontro Estadual de Trauma. O evento é uma realização dos Bombeiros Voluntários de Caçador com apoio das associações dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) e da UNIARP.

A principal novidade desta edição é a cidade sede e corporação realizadora —os dois primeiros encontros foram promovidos pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia.

De acordo com coordenador do Encontro, Jakson Alberto Mandelli, os desafios de trauma são fundamentais para o desenvolvimento dos serviços de emergência. “Quando tratamos de serviços de emergência, a educação é a única ferramenta para o desenvolvimento nesta atividade que não nos permite o uso de manuais in loco,” observa. “O aperfeiçoamento profissional também nos permite projetar para o futuro as ameaças dinâmicas, uma vez que precisamos estar preparados para o mundo em que vivemos, onde as técnicas, procedimentos e equipamentos ficam obsoletos em curtos períodos de tempo, necessitando de nós a permanente reorganização e aprendizados,” reforça o comandante Anderson Caetano.

As provas do 3° Encontro Estadual de Trauma são realizados na Arena Multiuso da UNIARP. Cada dupla, composta por bombeiros, técnicos em enfermagem, enfermeiros ou médicos terá 10 minutos para completar provas nas modalidades standard e complexa em simulados com vítimas poli traumatizadas – esmagamentos, amputações, fraturas e queimaduras -, decorrentes de acidentes em diferentes ambientes (montanha, aquático, trabalho, trânsito entre outros).

Acadêmicos de diversos cursos da área da UNIARP estão participando do Encontro como vítimas e pessoal de apoio. Acadêmicos do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética estão auxiliando com a maquiagem de ferimentos. Os cursos envolvidos são Estética e Cosmética, Enfermagem, Medicina, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Serviço Social.

A solenidade de abertura foi realizada nesta sexta-feira (06) no Centro Administrativo e Reitoria da UNIARP. Teve a presença de Claudemir Hubner, presidente da Associação de Serviços Sociais Voluntários de Caçador, Alencar Mendes, vice-prefeito de Caçador, Jaime Moser Junior, comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários União (Ascurra- Apiúna- Rodeio), representando o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina- (ABVESC), Anderson Caetano de Souza, comandante dos Bombeiros Voluntários de Caçador, Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação no Ministério da Saúde, Charles Alexandre Vieira, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Karina Ferreira Ribeiro Homobono, representante da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), Juliano Andrei Camilo, comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia e Coordenador do Conselho de Comandantes da ABVESC, Itacir João Fiorese, presidente da Câmara de Vereadores de Caçador, Sirlei Albino, diretora Geral do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, Moacir José Salamoni, presidente da Associação Empresarial de Caçador (ACIC) e Vice-presidente da FUNIARP, Anderson Antônio Mattos Martins, reitor da UNIARP, Neoberto Geraldo Balestrin, Presidente da FUNIARP.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp