publicações / Notícias do Arquivo

05.07.2017

Enfermagem, o cuidado profissional do ser humano



O curso de Enfermagem é uma das novidades do Campus da UNIARP de Fraiburgo; conheça mais sobre este curso que está com inscrições abertas no Processo Seletivo de Inverno

A enfermeira Dayane Borille, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIARP Fraiburgo informa que no Brasil, a Enfermagem vem ocupando espaços inovadores

A Enfermagem é uma profissão que está em ascensão no Brasil e no mundo. Em 2016, o Reino Unido divulgou uma pesquisa realizada com a população britânica pelo Ipsos MORI, de quais profissões os britânicos mais confiam. Em primeiro lugar, estão os enfermeiros e enfermeiras, com 93% de confiança, a frente dos médicos.

A enfermeira Dayane Borille, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIARP Fraiburgo informa que no Brasil, a Enfermagem vem ocupando espaços inovadores como a “enfermagem offshore e aquaviária”, que possibilita oportunidades em empresas do ramo petrolífero, para atuar, por exemplo, nas plataformas de extração de petróleo em alto mar.

Segundo ela, outra área da Enfermagem que merece um olhar mais atento é a “enfermagem aeroespacial”, que tem se mostrado promissora devido o avanço da indústria deste setor no Brasil, capitaneada pela Embraer e suas subsidiárias.

Segundo Lei 7.498/86, a Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem.

O curso de Enfermagem é uma das novidades do Campus da UNIARP de Fraiburgo. O curso está com inscrições abertas no Processo Seletivo de Inverno. Mais informações na UNIARP Fraiburgo. Telefone (49) 3561-6299.


Conheça a profissão

O Enfermeiro é o profissional que cursou nível superior, que executa privativamente, a consulta de enfermagem; realiza cuidados diretos a pacientes graves; é responsável pela direção dos serviços de enfermagem de instituições públicas ou privadas.

O Técnico de enfermagem é o profissional com certificado técnico de ensino médio, que exerce atividades como de orientação e acompanhamento das atividades de enfermagem, executando ações assistenciais junto ao Enfermeiro.

E o Auxiliar de enfermagem exerce atividades de natureza repetitiva, realizando serviços de enfermagem de natureza mais simples sob supervisão do Enfermeiro.

Portanto, Enfermeiro gerencia a Equipe de Enfermagem (técnicos e auxiliares) para que o cuidado às pessoas aconteça de forma profissional e de qualidade. Cuidado esse, que acontece em todas as fases do desenvolvimento humano, como por exemplo da mulher que pretende engravidar (Enfermagem na Saúde da Mulher); no nascimento da criança (Enfermagem Obstétrica); cuidados com a criança (Enfermagem Pediátrica) e os cuidados na vida adulta e com idosos (Enfermagem gerontológica). “Por isso, quando falamos em Enfermagem, falamos em cuidar das pessoas, na sua singularidade, mas também na coletividade”, explica.

 

Oportunidades de atuar em diferentes funções

“A principal motivação para quem escolhe cursar Enfermagem é seguir a vocação de cuidar de pessoas e garantir qualidade de vida para quem se encontra nos seus momentos mais difíceis. Porém, em alguns anos, será cada vez mais comum encontrar profissionais atuando na área administrativa, de ensino, de gestão e pesquisa em enfermagem”, continua Dayane.

Ela afirma que existe a preocupação na Universidade de preparar os estudantes para encarar esse cenário e buscarem uma nova perspectiva profissional, com conteúdos mais complexos e ensino de temas que envolvem gestão de pessoas, humanização, hospitalidade no atendimento, administração e ética. “O mesmo tem acontecido com as clínicas e hospitais, que estão se abrindo para que os enfermeiros participem de diversos setores e em novas funções, ligadas ao controle de processos, na linha de frente da gestão de equipes e com cuidado assistencial”.

 

Tecnologia cada vez mais presente na rotina dos enfermeiros

É inegável que o avanço da tecnologia proporcionou evoluções na área de Saúde, na busca de curas, tratamentos e realização de procedimentos mais eficazes.

Esse cenário revela que a tecnologia será ainda mais importante para o trabalho do profissional de enfermagem. Novos softwares, digitalização de prontuários e exames, atendimentos via videoconferências e equipamentos mais precisos nos diagnósticos são apenas algumas das previsões para a enfermagem do futuro.

Além de facilitar o dia a dia desses profissionais, reduzindo horas de trabalho e melhorando o atendimento, essa tecnologia será essencial para salvar vidas.

 

Maior número de homens na profissão

A enfermagem é uma profissão majoritariamente dominada por mulheres – cerca de 89% dos profissionais registrados são mulheres, de acordo com o Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo.

Há 40 anos, isso era ainda mais marcante: a presença masculina na profissão era de apenas 2%. Porém, não será preciso percorrer todo esse tempo para que os homens conquistem seu espaço na enfermagem e desfaçam qualquer preconceito sobre a sua forma de atuação.

Desse modo, comprometido com a formação do profissional Enfermeiro, o Curso de Enfermagem, com professores qualificados, prepara o aluno para atuar de forma ética e humanizada no cuidado dos pacientes e promoção da saúde individual e coletiva.

Para isso, nos anos iniciais do curso, são ministradas disciplinas teóricas, como Anatomia, Fisiologia e Imunologia.

Nos anos seguintes, o curso passa a ter disciplinas específicas como semiologia e semiotécnica, saúde adulto e idoso, saúde mulher, saúde criança. Importante ressaltar o diferencial do curso, que os alunos têm aulas práticas a partir da metade do curso, aproximando o aluno à realidade profissional.

Nos anos finais do curso, o aluno amplia conhecimento com disciplinas de gestão em saúde e realiza os estágios obrigatórios. “Acreditamos que os enfermeiros são protagonistas essenciais na construção da qualidade de vida das pessoas. Por isso, a UNIARP de Fraiburgo está oferecendo pela primeira vez o curso de Enfermagem na cidade. Convido você, de Fraiburgo e região, a vir conhecer o Curso e fazer parte da UNIARP”, encerra.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp