publicações / Notícias do Arquivo

22.08.2019

Escritório Modelo entrega projeto de acessibilidade para escola



Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da UNIARP entregou para a Escola Paulo Schieffler um projeto de acessibilidade, com a proposta de um corrimão para a rampa interna do edifício, de acordo com a NBR 9050.

O projeto foi resultado da leitura interdisciplinar do curso de Arquitetura e Urbanismo que teve como tema: acessibilidade. O projeto envolveu acadêmicos da 3ª, 5ª e 7ª fases do curso.

O projeto visa sensibilizar e conscientizar os acadêmicos, alunos e profissionais da escola sobre o tema.

Escola abriu as portas para o trabalho dos acadêmicos do Escritório Modelo
O projeto foi entregue para a diretora da escola, Neusa Pelegrini.

Processo de investigação e diagnósticos

Após a semana de investigação e diagnósticos, a Escola solicitou o auxílio para elaboração da proposta de projeto de acessibilidade.

O objetivo da 3ª fase foi aproximar o acadêmico da temática e analisar as condições de acessibilidade espacial de uma escola a partir das experiências individuais dos usuários. Acadêmicos da 5ª fase avaliaram as condições atuais de acessibilidade espacial, de acordo com a legislação vigente.

Isso, considerando as habilidades e restrições de seus distintos usuários e visando fornecer subsídios para as necessárias adequações.

E por último, para os acadêmicos da 7ª fase, o objetivo foi avaliar as condições de acessibilidade no meio urbano do entorno da escola, tendo como parâmetro avaliativo a NBR 9050/2015, visando desenvolver diretrizes projetuais iniciais e subsídios para as necessárias adequações.

 

Escola abriu as portas para o trabalho

A Escola de Educação Básica Paulo Schieffer, localizada no centro de Caçador foi alvo da leitura interdisciplinar.

Os acadêmicos analisaram a estrutura física e conversaram com alunos do ensino fundamental e do magistério, funcionários, professores e diretores.

Houve um grande movimento com a realização de percursos guiados (walkthrough) e com os diagnósticos realizados na instituição.

O Escritório Modelo, atualmente coordenado pela Prof. Ana Lúcia Córdova Wandscheer responsável pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e pelo Prof. Marcelo Wandscheer responsável pela Engenharia Civil, vem trabalhando em parceria entre os dois cursos.

Diante da demanda, as acadêmicas do escritório foram até a escola fazer o levantamento oficial e a acadêmica Jenniffer Marry Magueroski, do curso de Engenharia Civil, seguiu responsável pela realização do projeto.

A Escola solicitou o auxílio do Escritório Modelo para elaboração da proposta de projeto de acessibilidade.
Realização dos percursos guiados na EeB. Paulo Schieffler

 

 

 

 

 

 

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp