publicações / Notícias do Arquivo

01.04.2019

Indicadores de práticas transdisciplinares são levantados em pesquisa de Mestrado



Helena Castilho Zielinski, estudante do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP

A pesquisa realizada por Helena Castilho Zielinski, estudante do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP, teve como objetivo sistematizar indicadores de práticas transdisciplinares de leitura, produção e interpretação textual, observados no desenvolvimento do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, oferecido a docentes da Escola Municipal de Educação Básica Gleidis Rodrigues, vinculada à Rede Municipal de Ensino de Timbó Grande.  Pesquisa foi orientada pela professora Marlene Zwierewicz.

Os docentes que participaram do programa de formação foram estimulados a elaborar um projeto pedagógico que incorporasse a cultura local, ampliando a aproximação do currículo com a realidade dos estudantes e de suas famílias. Como resultado, criaram o Projeto Criativo Ecoformador (PCE): ‘Roda de chimarrão – do cultivo à tradição das famílias de Timbó Grande”, visando transladar para o processo de ensino e de aprendizagem o que se discutia durante a formação e, dessa forma, intensificar uma prática pedagógica com sentido para os estudantes. 

Além das mudanças derivadas da aplicação da proposta, a percepção dos docentes e dos estudantes que participaram da pesquisa tornaram possível a identificação de dez indicadores para avaliar práticas transdisciplinares de leitura, produção e interpretação textual. Para realização do estudo, a pesquisadora contou com bolsas da Prefeitura de Timbó Grande e da própria UNIARP.

A defesa da dissertação foi acompanhada por membros do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras, da Universidade Federal de Tocantins (UFT), e pela sua coordenadora, Dra. Maria José de Pinho, que também fez parte da banca.

 

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp