publicações / Notícias do Arquivo

13.09.2018

Interação da colheita florestal com qualidade da água é tema de pesquisa acadêmica



Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária realizaram estudo em recurso hídrico localizado em duas fazendas de empresa florestal

Os acadêmicos João Vitor Pavelski e Daniel Morreto do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIARP, com orientação do professor Roger Francisco Ferreira de Campos realizaram a avaliação da qualidade da água de um recurso hídrico próximo à área de colheita de reflorestamento de Pinus taeda.

O trabalho buscou analisar a interação da colheita florestal da empresa Laminados AB LTDA., com a alteração dos parâmetros físico-químico dos recursos hídricos. A colheita florestal da empresa é realizada pelo método Full tree, em que as árvores são removidas de dentro do talhão com ou sem galhos, seguido do processamento em toras à beira das estradas.

O estudo foi realizado em um recurso hídrico localizado na divisa de duas fazendas da empresa no Castelhano, município de Caçador/SC, através de cinco pontos amostrais. Foram analisados os parâmetros de temperatura, pH, condutividade, Oxigênio Dissolvido, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Demanda Química de Oxigênio, fósforo total, ortofosfato, nitrito, nitrato, amônia, dureza, alcalinidade, sólidos totais, sólidos dissolvidos e sólidos em suspensão, de acordo com a metodologia do Standard Methods for Examination of Water and Wastewater.

Os parâmetros aferidos in loco foram pH, oxigênio dissolvido, temperatura e condutividade, as demais amostras foram coletadas e colocadas em recipientes apropriados, conservadas, identificadas e encaminhadas ao laboratório de bioquímica da UNIARP, para a análise dos demais parâmetros pelos acadêmicos.

A empresa maneja suas florestas com desbastes seletivos, retirando árvores de forma distribuída e de qualidade inferir no meio do reflorestamento, não deixando o solo exposto para ações climáticas, conservando os parâmetros do solo.

A empresa Laminados AB, por meio do processo de certificação no manejo florestal, desenvolve medidas para conservação dos recursos hídrico, mantendo as áreas de preservação permanente (APP) intactas, conforme exigido pelo Código Florestal (Lei 12.651/12), minimizando a interação desse processo.

Todo ano a empresa realiza monitoramentos dos recursos hídricos de suas propriedades, a fim de aferir se sua atividade causa impacto ao meio ambiente, visando sempre a preservação dos recursos hídricos.

 

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp